quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Brincadeira de criança como é bom!!!


"Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar! Nos primeiros anos de vida a criança explora seu corpo e o mundo ao redor brincando. Brincar nesta fase de vida significa experimentar diversas possibilidades de movimento, de manuseio de objetos, de interação com outras crianças, de sensações através dos sentidos, sempre partindo da iniciativa própria de cada criança. Brincar acontece inesperadamente, inconscientemente, sem intenção utilitária, mas a partir da alegria, da curiosidade, da vontade de agir e interagir. Quando nós adultos observamos crianças pequenas brincando livremente, somos surpreendidos à cada momento. As brincadeiras parecem brotar do corpo e da alma da criança espontaneamente, numa riqueza de transformações, sempre aparecendo novas formas e significados. Misturam-se experiências reais vividas na família, na escola ou na comunidade com a fantasia da criança e com os movimentos corporais. "

Renate Keller Ignacio
 E o projeto continua...

















DESCOBRINDO O MUNDO PELO TOQUE
Berçário II A/B

Professoras Sabrina e Juliana

As diferentes sensações proporcionadas pela exploração de diversos materiais promovem a integração dos sentidos, a descoberta do seu corpo e do outro, das texturas, cheiros...
















BERÇÁRIO II A/B
Professoras Sabrina e Juliana

A NATUREZA COMO CENÁRIO DE CRIAÇÃO


"Pinturas e desenhos ao ar livre, possibilitam a integração dos sentidos, envolvendo movimentos, sentimentos, sons e tudo que se pode ver. A prática da pintura não deve ser experimentada com limitações.” 
Anna Marie Holm
Os diferentes suportes e rabiscadores convencionais ou elementos da natureza oferecidos ao ar livre favorecem a criação e proporcionam a descoberta de diferentes marcas.

Anna Marie Holm

Os diferentes suportes e rabiscadores convencionais ou elementos da natureza oferecidos ao ar livre favorecem a criação e proporcionam a descoberta de diferentes marcas.

















Projeto Germinação- Cabeça de Capim

Projeto Germinação

Como o mês de setembro é marcado pela chegada da Primavera e o dia da árvore, resolvemos trabalhar tais temas através, do projeto GERMINAÇÃO. Diante da curiosidade das crianças sobre as plantas, exploramos este assunto de várias maneiras fazendo muitas descobertas ampliando o nosso conhecimento. Pesquisamos sobre as partes da planta, sua importância para o meio ambiente, cuidados, preservação e que elas são seres vivos como nós, precisando de água, luz, alimentos. Então, partimos para uma atividade concreta, a confecção dos “CABEÇAS de CAPIM” com sementes de alpistes, serragem e meia-calça. E como somos diferentes uns dos outros, nossos bonecos também expressaram tamanha diversidade, pois cada um fez do seu jeito e gosto.





 Ressaltar a importância de preservar as plantações, o solo, o ar e água através de formas inovadoras, que deixam de lado o tradicionalismo, faz-se necessário, para que a criança aprenda com o próprio meio em que vive, já que é impossível separar a educação do nosso dia-a-dia, por tudo isso, mostrar o crescimento das sementes torna-se muito importante, para que a criança compreenda que não podemos interromper os processos da natureza e muito menos destruí-la.  



 

OBJETIVOS: 

  •     Mostrar as fases da germinação das planta
  •    Desenvolver a sequência lógica, atenção e concentração
  •     Fazer com que as crianças entendam a importância da preservação do meio ambiente, adquirindo noções básicas de plantação e cultivo das plantas
  •       Apresentar a importância da água para os seres vivos
  •     Acompanhar e descobrir como crescem as plantas, suas partes e suas funções 

   Criar um ambiente agradável e prazeroso para a aprendizagem, onde é permitido errar e entender que o erro nos faz crescer. 


Todos os dias observamos a evolução e cada um era responsável por  molhar o seu boneco.




E depois de observarmos e acompanharmos o processo de germinação, demos vidas a muito bonecos  e  cada um pode levar o seu para  casa.





Você também pode , cultivar seu " Cabeça de Capim" em casa:



O projeto foi muito divertido e ampliou o conhecimento de cada criança, a qual participou, interagiu, trocou, descobriu, adquiriu conhecimento e aprendizado.
 Até o próximo!!