quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Somos todos diferentes, cada pessoa é única e especial!

Atividade

Caixa Mágica (Eu sou assim), dentro da caixa havia  um espelho, cada criança deveria  abrir , olhar  "algo muito especial" e passar para o amigo sem "contar o segredo".

Turma: MG II B

Professora Janileila

Objetivos:
  • reconhecimento da autoimagem;
  • valorização da diversidade étnica.

Durante a roda de conversa, expliquei como seria a atividade, cada criança deveria abrir olhar e passar para o colega, foi interessante ver as reações alguns sorriam, o Gabriel disse: ”Olha é um espelho!” Todos aguardaram ansiosamente a sua vez, mas respeitaram o momento do amigo, quando todos participaram, continuei explicando que somos diferentes e temos características próprias, então pedi para que escolhessem um amigo e encerramos a atividade com um abraço!








O lúdico sempre encanta, brincando se aprende muito!



Atividade: Enfeitando a "Quitéria" 

Roda de conversa, sobre as diferentes características físicas de cada um,apresentação do brinquedo pedagógico, confeccionado pela educadora: Quitéria

Objetivos : 

  • conseguir tirar e colocar os prendedores, na personagem;

  • respeito as diferenças;

  • coordenação motora fina / movimento de pinça.


Turma: MG II B

Professora Janileila

Durante a roda, apresentei a personagem “Quitéria” disse que ela era "prima" da Juju (outra personagem), contei que a Quitéria era muito bonita e gostava de colocar muitos enfeites e adereços, disse que poderiam brincar com ela, e enfeitá-la como preferissem, todos ficaram animados, dividi as crianças em grupos e de tempo em tempo cada grupo poderia brincar, enquanto os outros brincavam com peças de encaixe. 
As crianças, apreciaram muito, tanto os meninos como as meninas, a Luanna, comentou: 

“Ela é a menina bonita do laço de fita” referência a personagem da história lida outro dia, e a Melissa Santos completou : “Não, ela é a Bactéria!” rsrsrsrs , eu corrigi , “Bactéria, não! O nome dela é Quitéria!” E a Giulia, logo disse: “É a prima da Juju!” Todos, brincaram mesmo com certa dificuldade, conseguiram executar o movimento de pinça, proposto na atividade.