sábado, 31 de agosto de 2019

Aniversariantes Agosto 🎂🍼🥤🎈🎁🎊🎉



💜 "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança!"💜

Receita para uma festa especial

Ingredientes:
Uma tarde ensolarada
Um espaço carinhosamente decorado🏡
Muitas comidinhas apetitosas🍌🍍🥔🌽
Um bolo de chocolate🍩
Sucos refrescantes 🥤
Crianças felizes, correndo de um lado para o outro👲🏿👶👧🏽👸🏽👧🏿🧒👱
Uma pitada de carinho
💜

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes a gosto, misture tudo e pronto!

Aprecie sem moderação 
😉














































































sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Melecas Divertidas-MG II B professoras Jani e Luci


  “ Tudo que eu não invento é falso! ” 
Manoel De Barros


Dia desses, durante mais um dos diálogos corriqueiros com o grupo, enquanto preparava sua receita de comidinha, Laura pergunta:

 “Prô, a gente pode fazer slime de novo? ”

Em referência a uma das vivências oportunizadas no semestre anterior, a professora responde que sim, que pesquisaria novas receitas. Os dias passam e em outro momento, Ana Clara ao chegar na sala e observar sobre a mesa da professora alguns “ingredientes” diferentes, grita:

“A gente vai fazer slime! ”


Como você sabe? Questiona a professora e ela responde:
“Você trouxe corante! ” 
Balançando a embalagem em suas mãos, a professora elogia sua memória, afinal, usaram o produto a tanto tempo, ela sai feliz cantarolando pela sala:

“Vamos fazer slime, vamos fazer slime! ” (rsrsrs)


“É importante lembrar que, ao promover oportunidades de interações e brincadeiras, a(o) professora(or) realiza um trabalho pedagógico que é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Com as brincadeiras, as crianças exercitam e formam uma percepção cada vez mais aguçada das coisas (formas, cores, tamanhos, texturas, volume, peso, etc.), vão formando uma memória, descobrem possibilidades de exploração dos objetos, encontram soluções para problemas que aparecem na brincadeira, vão formando uma imagem de si. ”
Currículo da Cidade - Educação Infantil pág.90


Buscando experiências relacionadas ao projeto Mandalas, suas formas e cores, em desenvolvimento atualmente com o grupo, a professora buscou elementos que dialogassem com a proposta, eis que surge a oportunidade para uma Oficina de exploração sensorial,  escolhendo alguns materiais: “bolinhas coloridas,” (relacionadas a forma circular das mandalas )sementes, creme hidratante...Texturas e tamanhos variados. Água e corantes, claro, não podiam faltar e assim surgiram as Melecas Divertidas (nome dado pelo Ivan enquanto brincava)

Chia
Linhaça
Bolinhas de hidrogel
Creme hidratante


Além do diálogo sobre os elementos e algumas das suas “funcionalidades”, as crianças participaram do preparo das “melecas” e aguardaram ansiosas o resultado das misturas.

O espaço foi preparado com objetos inusitados, para aflorar ainda mais a imaginação.










Tocar, sentir, apertar, misturar, descobrir e transformar, mas as crianças chamaram tudo isso de BRINCAR!

“ Nesses espaços, contemplamos o direito de se expressar, proposto também na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), quando afirma que as crianças e os bebês são criativos e sensíveis, expressam-se com diferentes linguagens, sensações corporais, necessidades, opiniões, sentimentos e desejos, narrativas, registros de conhecimentos elaborados a partir de diferentes experiências, envolvendo tanto a produção de linguagens quanto a fruição das artes em todas as suas manifestações. “



Currículo da Cidade - Educação Infantil pág. 137









































“Quando o mundo abandonar o meu olho. Quando o meu olho furado de beleza for esquecido pelo mundo. Que hei de fazer. “




                                                                                                                                                            Manoel Barros