quinta-feira, 16 de março de 2017

Pegadas divertidas – MG II A – Professora Jani


“Um pé pra lá
Outro pra cá
Um pé pra lá
Outro pra cá

Pé com pé, pé com pé
Pé com pé, pé contra pé

Acordei com o pé esquerdo
Calcei meu pé de pato
Chutei o pé da cama
Botei o pé na estrada
Deu um pé de vento
Caiu um pé d'água
Enfiei o pé na lama
Perdi o pé de apoio
Agarrei num pé de planta
Despenquei com pé descalço
Tomei pé da situação
Tava tudo em pé de guerra
Tudo em pé de guerra

Pé com pé, pé com pé
Pé com pé, pé contra pé

Não me leve ao pé da letra
Essa história não tem pé nem cabeça...”

Música Palavra Cantada

Projeto
Pequenos artistas, grandes arteiros
(apresentação de técnicas variadas)
Carimbo dos pés (sensações)
Objetivos:
Manipular diferentes materiais, de diferentes texturas e espessuras, assim como variados suportes gráficos;

Observar as possibilidades oferecidas pelos materiais.





  Atividades assim, favorecem a identificação, compreensão das funções e a capacidade de cada parte do corpo, proporcionando uma maior interação da criança com o mesmo.  



O professor deve planejar atividades que contemplem a apresentação dos diferentes materiais, suportes e instrumentos, bem como variadas possibilidades de movimento do  corpo.




Hoje foi dia de “sentir com os pés”, as crianças envolveram-se plenamente com a vivência, ansiosos  pela possibilidade de  mergulharem os pés na tinta azul ,  envolvidas com a descoberta e absorvidas pelos prazeres motor e sensorial despertados pela atividade proposta.















Algumas falas:
“ Pode sujar o pé?”( Laura Demovich)
“Acho que eu não gosto de colocar o pé na tinta”!(Lunna)
“Minha fábrica de tinta!” (Matheus)
“Olha meu pé!” (Gabrielly)




“Se você não consegue fazer uma criança sorrir, desista de tentar educá-la. ”
Cleber Martins

Descobrindo o mundo...experimentar é aprender! - professora Regina - BII C


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”
 (Paulo Freire)
Os bebês descobrem o mundo com o toque, sentindo, experimentando, cabe ao educador buscar materiais que despertem essa busca “do novo”, então que tal oferecer caixas sensoriais, assim eles exploram e aprendem através dos sentidos, o que é muito mais interessante!
Elas são um ótimo recurso, quanto mais interessante o material, mais os pequeninos se envolvem na experiência.




Os sentidos são desenvolvidos desde a vida intrauterina, o mundo que nos cerca é cheio de informações que chegam até nós através do tato, olfato, visão, audição, gustação, movimentos e posições do corpo.



Hoje foi dia de brincar com pedacinhos de madeira, desses usados na jardinagem, logo os bebês estavam entretidos com o novo material, sentir, tocar, cheirar e muito mais...




“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. ”

Perfume nas mãos _MGI A –Professora Alessandra – parte III


“Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores. ”
Provérbio Chinês

Limpar o canteiro, preparar a terra, colocar húmus de minhoca, sentir a textura com o toque das mãos, o cheio agradável das mudas de Lavanda, essas foram algumas das experiências e sensações proporcionadas pela professora Alessandra aos pequenos do MG I A   na tarde dessa quinta-feira.





E ao ser questionado sobre o que estava plantando, responde Davi:
“ _ Cocô de minhoca! ” (rsrsrsrs)

As crianças adoram criar coisas usando suas próprias mãos, a jardinagem é uma atividade interativa e envolvente que as deixam felizes, além de dar sentido de responsabilidade e realização afinal, enquanto crescem as plantas, elas também crescem!






“ Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente. “
Henfil