domingo, 8 de abril de 2018

Um mundo de possibilidades ao toque das minhas mãos. – BII A/B professoras Alessandra e Gisele


"Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente"
Maria Montessori

Bebês experimentam o mundo com os sentidos, se querem investigar um objeto, levam à boca, apertam, cheiram e chacoalham para descobrir que som tem. 


Para explorar todo esse potencial de aprendizado, as vivências sensoriais são uma ótima oportunidade de desenvolvimento.





Brincar com texturas, cores, pesos, volumes e objetos variados é uma divertida forma de aprender.



Assim, as professoras Alesssandra e Gisele do BII A/B tem oportunizado curiosas experiências para os pequeninos, com o objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades de pensar, sentir, e ter vontades respeitadas.





Com a colaboração dos pais que tem trazido muitos materiais alternativos os momentos de aprendizado tem sido muito mais significativos.




A imaginação é o brinquedo mais valioso que uma criança pode ter!

Desenhando nos balões - Percursos criativos no desenho -MG II A professora Jani



“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”
Paulo Freire



psicomotricidade como uma ação pedagógica,  utiliza os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
Durante a rotina são apresentados, suportes e riscantes inusitados, instigando a curiosidade e alimentando a imaginação. 



Ampliando o trabalho com as linguagens artísticas, consequentemente ampliamos o desenvolvimento global das crianças. Em uma relação do corpo com a arte e sua forma de expressão.


O desenho pode ser o registro de um sentimento, como uma brincadeira visual/corporal repleta de sentidos.
Favorecendo experiências com suportes inusitados o professor amplia as possibilidades de desenvolvimento e criatividade das crianças.

Com balões pendurados em barbantes, movimentando-se de acordo com o vento, cria-se uma nova oportunidade do desenho, o controle corporal exercido, a força aplicada, a articulação do pensamento com os movimentos corporais, são fundamentais para o amadurecimento motor e intelectual das crianças.




“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. ”
(Costa,2002)


“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ”
Lev Vygotsky

Sol, água, terra e criança. MG I A professora Juliana Fiorentin



“A brincadeira da terra é uma brincadeira de estrutura. A criança busca a inteireza, a concretude da vida, quer compreender os materiais no todo e manifesta isso nos seus fazeres."
Gandhy Piorski 
 
As brincadeiras dentro e fora da sala de aula se completam e são igualmente importantes para o desenvolvimento das crianças.



Mas, tem algo que só o ambiente externo pode proporcionar: a integração com o espaço natural.



Temos que quebrar a tradição da “educação entre quatro paredes” como a única possível, experiências ao ar livre  são sob diversos aspectos, fundamentais para o desenvolvimento da criança.


Em uma manhã ensolarada, a professora Juliana levou as crianças para brincar com a terra molhada, fazer lama, sentir sua textura e explorar sua imaginação criadora.
Quando brinca ao ar livre, a criança se move com mais liberdade, conhece a si mesmo, testa novas possibilidades, mostra-se mais dinâmica e criativa.
Toda essa brincadeira cria marcas, não só na terra, mas na memória das crianças.
“ É na imaginação que residem todos os elementos do brincar. O brinquedo foi perdendo sua concretude. ”
Gandhy Piorski