sábado, 26 de outubro de 2019

Mandalas e Crianças- únicas em sua individualidade, grandes em sua totalidade e encantadoras em sua essência. (Mandalas e suas possibilidades) MG II B professoras Jani e Luci



“Aprendemos quando compartilhamos experiências.”
                                                                                                   John Dewey

Favorecendo a integração e interação do grupo nas diferentes propostas, desenvolvendo  a concentração, o interesse e a participação, em experiências que ampliassem a concepção de mundo, trilhando um caminho lúdico e envolvente, após algumas pesquisas e o levantamento de temas inovadores a serem apresentados, as professoras Jani e Luci do MG II B com a intenção de ampliar os percursos que levam a uma aprendizagem significativa, escolheram as Mandalas, baseadas em uma visão ampla sobre o perfil do grupo, buscando agregar significado à aprendizagem ampliando os contextos de descobertas e experiências nas perspectivas do ser, do conviver, do saber e do saber fazer.

Oportunizando interações baseadas no estabelecimento do vínculo entre os pares, através de experiências sensoriais e jogos de cooperação, através de situações onde as crianças puderam explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade, sendo agentes de transformação, estabelecendo vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização.

Descobrindo e explorando os espaços, expressando ideias, sentimentos, necessidades, desejos e avanços no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais suas capacidades expressivas.

A palavra "mandala" significa círculo, é símbolo de integração e harmonia e durante muito tempo foi usada como expressão artística, para alguns são círculos de concentração de energia, o grande desafio foi encontrar caminhos que permeassem o envolvimento das crianças na temática, partindo do seu interesse e perspectiva.

Uma mandala é muito mais que um simples desenho, os indígenas construíam suas mandalas com areia colorida e acreditavam que cada cor possuía um significado, cada uma é única, rica em formas, cores, seus desenhos se completam em um todo, com beleza e harmonia, assim como a criança, única em sua individualidade, grande em sua totalidade e encantadora em sua essência. 

Mandalas estão presentes nos mais inusitados lugares, como nas formas de alguns alimentos até na complexidade de células humanas, partimos  do diálogo, problematizando com as crianças sobre “o que seria uma mandala”, sua origem e seus significados.
Baseado na evolução o homem sempre organizou e classificou os fenômenos, então conhecer o conceito de uma mandala na história ou na arte, identificar formas em objetos e situações relacionadas ao cotidiano, amplia as possibilidades de criação, alimenta a imaginação e atribui significado a temas abstratos.

Foram muitas as intencionalidades no desenvolvimento do projeto:
 desenvolvimento do sentido estético;
·         estimulação da criatividade;
·         identificação nas situações cotidianas;
·         ampliação do percurso criativo no desenho;
·         articulação dos movimentos corporais;
·         noção de todo;
·         trabalho em equipe;
·         ampliar a concentração;
·         desenvolvimento de habilidades motoras;
·         conhecer técnicas diversas de representação gráfica.
Mandalas são símbolos de integração e harmonia, partindo da concepção de um círculo com desenhos simétricos, pesquisamos sobre mandalas naturais representadas em alguns alimentos como: laranja, kiwi, tomate...a partir de uma seleção prévia apresentada ao grupo e explorações sensoriais, seguindo para diferentes experiências e representações:

·         mandalas nos alimentos
·         mandalas e movimentos corporais
·         mandalas no desenho (formas e cores)
·         artistas que representam mandalas em suas obras. (Kandynsk e Beatriz Milhazes)



Buscando oferecer o maior número de possibilidades e contextos criativos, em diferentes espaços e tempos e com diferentes pares, buscamos ampliar e diversificar o universo infantil.

As participações e as transformações introduzidas pelas crianças, foram valorizadas, visando o estímulo ao desenvolvimento, imaginação, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Os espaços foram pensados e organizados de modo a estimular as criações, suas atitudes de cooperação, instigando a socialização do espaço lúdico.



Mandalas – pintura prato de papelão












Pintura com balões - noção circular
























Desenho no cd 

















Colagem lantejoulas de papel












Desenho mágico 













Kandinsky
















































Beatriz Milhazes














































































Ao longo semestre as professoras foram observadoras, elaborando registros do processo em relação ao desenvolvimento, considerando as diferentes linguagens: cognitivas, sociais e afetivas.



“A educação, portanto, é um processo de viver e não uma preparação para a vida futura”
John Dewey