quarta-feira, 22 de março de 2017

Cantos, contos e encontros


“O real é puramente imaginário. “
Eunice Paloma Nascimento


Monte um varal, chame meninos e meninas, o faz-de-conta vai começar!
Os jogos simbólicos possuem forte importância na formação social das crianças que através da imitação, podem perceber a diferença entre o eu e o outro, aproximam o brincar da realidade por elas vivida dentro e fora do ambiente escolar e assim, acabam enriquecendo suas identidades.
Brincando as crianças tem a possibilidade de representar o mundo em suas cabeças, estimulando o pensamento imaginativo e representando corporalmente esse imaginário, o que vê e como interpreta o que a cerca.
O dia do projeto é sempre muito divertido, buscamos criar espaços (cantinhos) que despertem o interesse e agucem o imaginário, dia desses foi a vez de “Lavar roupas”, tocar alguns instrumentos,brincar com caixas e desenhar com giz carvão, se eles gostaram? As fotos mostram um pouquinho da bagunça!

























“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir. “
Maria Montessori

Despertar de sensações! MG I A e B professoras Simone e Valéria


“Eu via a Natureza como quem a veste...”
Manoel de barros

A criança é um ser natural, conviver em meio à natureza, além de torná-la um ser humano mais sensível, aguça muitas sensações, o toque, o cheiro, o contato direto com elementos naturais favorece uma conscientização ambiental, a criança se sente parte do meio, assim o respeita e protege!

Ela passa a ver os elementos como forma de expressão, ela brinca, ela sente, ela cria, seu olhar é sensível   e sua imaginação nutrida de possibilidades!

Favorecer essa relação é sempre um objetivo, nessa sequência as professoras Simone e Valéria levaram as crianças, ao despertar das sensações!
Tudo começou com a procura de elementos naturais para algumas possibilidades:

Desenhar com a Natureza












Massagem com água, creme e folhas




Construção do corredor sensorial


























 Uma criança à caminho do mundo...





“A vida não pode ser economizada para 
amanhã. Acontece sempre no presente. ”

Rubem Alves