segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A criança e seu jeito leve de enxergar o mundo - “Olha, parecem pássaros! ” MGII B professora Juliana Karin



“Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica, nem com balanças, nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. ”
Manoel de Barros

Não basta acreditar na importância da relação entre a criança e meio natural, é necessário favorecer experiências  que a façam perceber-se como elemento integrante da natureza, como um ser natural.

E por acreditarmos nessa relação como algo transformador, a cada dia envolvemos os pequenos em experiências diversas com a natureza que nos cerca no CEI.
Seja nas brincadeiras, nas vivências, nas experiências do dia a dia e assim, somos presenteadas com inúmeras demonstrações que nos fazem acreditar que estejamos no caminho certo.

O cuidado e respeito que sentem pelos bichinhos encontrados, o encanto de recebermos flores caídas das árvores, entre outras. Somos sempre surpreendidas com a maneira simples que as crianças tem de enxergar a beleza da vida.

Foi assim, que dia desses Luana ao encontrar folhas secas caídas no jardim, disse para o pai:
“Olha, parecem pássaros! ”
E o pai com um olhar sensível, viu ali a oportunidade de transformar algo que para muitos não teria importância em algo belo, podemos dizer que foi tocado com o encanto do olhar da pequena Luana, que no simples enxergou o extraordinário.

Que maravilha, recebemos dois lindos pássaros para acrescentar beleza ao nosso jardim e foram confeccionados com as folhas caídas, não haveria melhor presente para as crianças.


Luana, orgulhosa os apresentou para seus amigos do MGIIB e a professora Juliana viu ali a oportunidade de conversar com elas mais uma vez, sobre a importância da Natureza e lá foram elas para o jardim com seus dois novos moradores.
Não poderíamos deixar de parabenizar o pai por tão sublime iniciativa!
A criança tem um mundo repleto de informações para descobrir, devemos fazer o possível para favorecer o processo da busca e do encontro do saber, transformando o olhar, transformamos o mundo!