quinta-feira, 4 de abril de 2019

Artistas e arteiros MG II A/B professoras Jani/Luci e Ana Paula/Beatriz



“Se dermos às crianças a mesma liberdade no processo artístico que lhes damos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência no aprimoramento do processo criativo.“

Anna Marie Holm

O ato de desenhar é a marca de uma trajetória,  seja  o registro de um movimento que aconteceu, um risco no chão, o caminho percorrido pelo triciclo ou o percurso que o nosso corpo desenvolve no espaço enquanto nos movimentamos. Pode ser uma brincadeira visual repleta de sentidos.
Alimentar a imaginação da criança despertando seu interesse, através de variadas formas de desenhar/registrar graficamente, garante:
·         
Desenvolvimento da criatividade e um pensamento mais dinâmico;
·         
Coordenação das habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas;
·         
Expressão livre, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
·         
Demonstração do controle e adequação do uso de seu corpo nas experiências artísticas, entre outras possibilidades.



Envolver o corpo em desafios corporais que precisam da organização do pensamento, articulação de ideias e cálculo mental das possíveis formas de conseguir registrar, mais que desenvolver a aprendizagem, transforma todo processo em uma divertida brincadeira.
Usar riscantes inusitados e diferentes recursos para representação gráfica servirá como  transporte mental da imaginação e  capacidade inventiva, nessa perspectiva devemos propiciar momentos de livre expressão criando variadas possibilidades.
Pintando a chuva
Borrifadores com água colorida





































Desenho nos balões voadores
 (canetas permanentes)
Articular o pensamento e a ação corporal, encontrando a melhor maneira de desenhar

























Desenho com interferência
 (rostos) 





















interferências gráficas constituem referência para a construção do percurso criativo no desenho.
Riscantes inusitados (carvão)
Possibilita a articulação mental para criar outras utilidades para determinados materiais, desenvolvendo o pensamento criativo.





















Brincando de pintar













































Pintura suspensa
Luvas e tinta em uma divertida brincadeira de apertar e pintar





































"Inspirar a Criatividade leva ao aluno a viver sempre uma educação harmoniosa, eficiente e produtiva, além dos moldes educacionais. Inspirar a Criatividade leva ao aluno a descobrir o mundo da arte...Leva-o a ser e não a ter. Leva-o a romper metodologias banais e leva-o a ser um humano com humanidade. ”


Maycon Tienga