domingo, 10 de dezembro de 2017

Reunião de pais ou Encontro necessário?


“O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. “
Cecilia Meireles

Esse momento de aproximação entre a família e a escola/professor, é um dos importantes instrumentos para fortalecimento da relação de parceria durante o processo de ensino/aprendizagem.
Mais que um momento de troca de informações sobre a criança, é um momento de partilha de desafios e soluções do processo educativo.
A importância dada às reuniões está relacionada ao projeto educativo da escola, não é um momento apenas, para  “mostrar” o que foi ensinado e sim um encontro que revela como o projeto adotado pela escola pensa a educação, em um clima de debate e crescimento.  
São momentos prazerosos para as famílias, sentem-se acolhidas e essenciais na parceria, solidificando a construção da aprendizagem.
As reuniões devem fazer parte da realidade escolar como algo harmonioso, no  CEI Vereador José Gomes temos o cuidado em organizar um ambiente acolhedor,  garantindo um espaço  confortável,  onde as famílias possam ler os relatórios  sobre o percurso de aprendizagem, assistir ao vídeo/portifólio virtual, tendo total acesso  à documentação pedagógica,  que é tão importante para  eles se inteirarem do progresso e do desenvolvimento das crianças.
Então, uma contação de histórias os aproximam da rotina das crianças...
E que delícia,  poder se refrescar com uma água aromatizada preparada pelos pequenos, com ervas frescas da nossa horta!



Fica aqui nosso agradecimento aos pais/familiares/responsáveis, que compareceram às reuniões e aos que não puderam, não fiquem tristes, terão outras oportunidades!

Ano que vem, tem mais...

O que é uma criança? Contação professora Jani


“Uma criança tem mãos pequenas, pés pequenos e orelhas pequenas, mas nem por isso tem ideias pequenas. ”
O que é uma criança?
autor: Beatrice Alemagna


O texto e as ilustrações deste livro tratam de pequenas coisas que parecem óbvias, mas nas quais poucas vezes prestamos atenção. De maneira singela e comovente ele responde à pergunta: O que é uma criança?

Em uma dessas lindas manhãs no bosque, os pequenos do MGI e MGII ouviram a história: O que é uma criança, a cada contação ficamos admiradas com o interesse das crianças, olhinhos brilhantes e atentos, interagindo quando solicitado e curiosos com o desfecho...




Ao final, correm para abraçar a professora, sendo essa é a melhor recompensa para quem conta...Maria Vitória pediu para cantar a cantiga que a professora Jani sempre canta antes de iniciar a história (rsrsrs) e não é que sabia mesmo, isso só reforça a ideia do quanto as contações são momentos mágicos e envolventes!








Entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra...