segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Festa dos Aniversariantes – novembro


Comemorar sempre vale a pena!
Os dias de festa são sempre dias especiais, as crianças chegam animadas e ansiosas.

 As festas dos aniversariantes acontecem mensalmente com "temas especiais", sempre de acordo com as experiências vividas. Esse mês o tema escolhido foi: contações de histórias, cada turma sugeriu a sua preferida, que festa linda!

️Entrou por uma porta e saiu pela outra...







É um dos rituais preferidos na infância, são momentos mágicos e muito esperados, expectativa, divertimento e emoções tomam conta dessa fase.






Valorizar essa celebração é vital, marca a passagem do tempo, faz com que a criança se sinta amada e valorizada  fazendo parte da memória da infância! 









Tudo é preparado com carinho e os olhinhos brilham ao ver a decoração, tecidos, luzes coloridas, suas músicas preferidas...

O entrosamento entre eles é impressionante, os maiores atentos e cheios de cuidado com os menores. É dia de usar fantasias, capas, coroas, acessórios e adereços... é dia de comemorar!



“... Só as crianças sabem aproveitar a verdadeira essência     desse momento de pura diversão e liberdade: a festa em si. ”
Renée Venâncio


domingo, 3 de dezembro de 2017

Encontro Cultural 2017 - Um dia para aprender a vida com alegria!


“ É dos sonhos que nasce a inteligência(...)
É preciso escutar as crianças para que sua inteligência desabroche. ”
Rubem Alves

Não foi fácil escrever sobre o Encontro Cultural, por mais que buscasse palavras nenhuma expressaria a grandeza do que foi vivido, então tentei descrever um pouquinho sob a ótica do encantamento...



A cada dia nos empenhamos na busca de uma educação de qualidade, envolvendo as crianças em experiências de aprendizagem transformadoras e significativas.













































Quando a criança se descobre como parte de algo, ela se entrega totalmente e todos conhecem a maneira mais simples para que isso aconteça: brincar.



O brincar se faz presente no universo infantil independente de escolha, a criança brinca...brinca no útero materno, brinca nos primeiros meses de vida, brinca sozinha, brinca acompanhada, mas sempre brincando.

Brincando ela descobre o mundo e se descobre parte dele, enxergando no lúdico uma forma de desenvolvimento e aprendizagem   garantimos um  conhecimento efetivo.
Jardim Suspenso (Ervas e Especiarias)




































É fundamental que através de práticas pedagógicas prazerosas, oportunizemos desafios que insiram a criança no processo de curiosidade, busca, pesquisa e assimilação de conceitos, integrando todas as áreas do conhecimento.
 Ser natural

















































































E assim, observamos em nossa rotina o “desabrochar” da aprendizagem, crianças livres e felizes que aprendem brincando. Profissionais comprometidos com uma educação de qualidade, por meio de ações inovadoras.
Senta que lá vem a história...


Roda cantada







Valorizando a natureza como inspiração e 
“ fonte de conteúdo”, tentamos envolver a todos nesse processo, por essa razão idealizamos o Encontro Cultural que superou todas as nossas expectativas, foram oportunizadas as mesmas vivências em que as crianças são inseridas no dia a dia: artes  gráficas com elementos naturais, rodas de canto, contação de história, cantos, inauguração e manutenção do espaço vivo, em especial nosso jardim: Brinquedos de chão, onde a revitalização só foi possível com a colaboração e comprometimento das famílias, crianças e equipe escolar.  

Foi um dia das famílias e crianças dividirem o mesmo espaço...espaço que é delas!

Tivemos o prazer de ver pais e filhos livres, leves e encantados, dividindo experiências...










Vimos as crianças soltas felizes, pintando, “lendo”, cantando, brincando...não se ouvia choro...não havia pressa...










Se parássemos um pouquinho a observar aquela paisagem e esticássemos a mão, poderíamos “até tocar na emoção que pairava no ar”!










Sentimos a felicidade contagiar o ambiente e fomos tomados por sentimentos de amizade, solidariedade, cooperação...










Os adultos?
Eles brincaram, pintaram, criaram, ouviram...










Esqueceram o tique-taque do relógio e a correria do dia a dia ...





































Por algumas horas, entregaram-se ao “doce encontro” da infância com a natureza...













































Não foi um dia para “mostrar produções”, foram momentos de troca: de carinho, de contato, de conhecimento. Um dia para aprender a vida com alegria!






Fica aqui registrada nossa gratidão e respeito pelas famílias que aceitaram esse convite para felicidade, compartilham nossa proposta, confiam no nosso trabalho e se comprometem a participar.





As que não puderam comparecer, não fiquem tristes,outras oportunidades virão, afinal o CEI Vereador José Gomes é um espaço aberto a todos aqueles que buscam e acreditam em uma educação infantil plena, feliz e com qualidade!














“Quem não planta jardim por dentro,
não planta jardins por fora
e nem passeia por eles. ”
Rubem Alves