sábado, 21 de maio de 2016

Pesquisa sonora da água Atividade sensorial MG II B Professoras Simone e Valéria

MG II B
Professoras
 Simone e Valéria
Pesquisa sonora da água
Atividade sensorial
Distribuição de diferentes materiais para realização da pesquisa do som, que barulho a água faz quando despejada de um pote ao outro?


O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.”


 O som dos pés batendo na água causa encantamento nas crianças, dias depois a mesma atividade foi aplicada na área externa, para que as crianças pudessem, avançar na pesquisa.






 Algumas falas:

“Barulho de Tsunami!”
“Som do mar!”















De Gotinha Em Gotinha
Palavra Cantada 
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
É pra cuidar, purifcar
"Era uma vez uma gotinha de água
Redondinha e bonitinha
Um dia ela tava tomando banho de sol
E a coitadinha que era pequenininha
Foi encolhendo, encolhendo até que puf! sumiu"
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver, água...


Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água. É fundamental que as crianças aprendam desde cedo sua importância!


“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.”

O Barro MG II B Professoras Simone e Valéria

MG II B
Professoras
 Simone e Valéria
O Barro
Só amamos aquilo que conhecemos e com que nos relacionamos, a terra e a água são dois fundamentais elementos da Natureza , quando a criança entra em contato, constrói uma relação de respeito e interação, quando descobre que a mistura dá o barro, entende o princípio da transformação, e com a herança indígena que nos foi deixada, aprendem a valorização e  o cuidado com a Natureza, então assim como os índios, vamos brincar e aprender, nos pintar com tinta natural do barro e  nos enfeitar com os elementos naturais. Sentir as texturas, os cheiros e concluir:
“que cheiro de chuva!”

















Xerimbabo MG II B Professoras Simone e Valéria

MG II B
Professoras
 Simone e Valéria
Xerimbabo
Com a riqueza da cultura indígena buscamos introduzir temas relevantes, considerando a grandeza cultural, a valorização da natureza e a diversidade. Ao pensarmos a relação dos índios com a natureza, estaremos atentos , antes de mais nada, ao fato de a natureza não se apresentar de forma homogênea e, sim, de ser composta por uma variedade  diversificada de ecossistemas. Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por esses dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a Grande Mãe. Nessa perspectiva, buscamos materiais que ilustrem essa temática, aproximando ao máximo a realidade das nossas crianças.
A educadora apresentou o livro Xerimbabo, após a leitura, as crianças foram convidadas a reflexões e a um passeio exploratório pelo CEI na busca de descobertas de pequenos seres vivos.Com o apoio de lupas e um olhar investigador, descobriram um novo mundo ,no seu mundo!



Xerimbabo é uma palavra engraçada. É assim que os índios chamam seus bichos de estimação. Xerimbabo pode ser um papagaio, um cachorro, um sagui, um gato, um canário belga, etc. Toda a criança gosta de ter o seu xerimbabo. Um gato ou um cachorro faz companhia nas brincadeiras e fica um amigo fiel do dono. Este livro explica às crianças a grande responsabilidade que é assumir o papel de dono de um pequeno animal. Isto implica em tarefas que não devem ser delegadas a outros. Elucida também que alguns animais podem se sentir felizes como xerimbabo e que para outros a prisão pode trazer muita tristeza. Mas o que não pode faltar é amor .

  






Paulo Henrique encontrou a lagarta e começaram os questionamentos:
"- Não pode por a mão que queima!"
"Ela não cai, os pés grudam!"
"Ela tem antenas!"
"O que ela come?"
"Vamos colocar ela na árvore para ir com a mãe dela!"















Povérvio indígena