quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A princesa e a ervilha - Teatro - Crianças MGII

A princesa e a ervilha, é um dos primeiros contos do dinamarquês Hans Christian Andersen, e inicialmente publicado em 1835. Relata a história de um príncipe que desejava casar com uma princesa de verdade, mas ele estava tendo dificuldade em encontrá-la. Em certa noite de muita tempestade, bateu à porta do castelo uma moça, dizendo-se uma verdadeira princesa. Porém, devido às condições do tempo, ela estava em péssimas condições, toda molhada e com água escorrendo pelos cabelos. Para testar se a moça falava a verdade, a rainha a convidou para dormir no castelo. Antes, porém, colocou uma ervilha na cama em que a moça iria dormir e, por cima, vários colchões e cobertas. No dia seguinte, ao perguntar à moça como ela tinha passado a noite, recebeu como resposta que a noite tinha sido péssima, porque alguma coisa a havia machucado. Com esta resposta, a jovem comprovou ser uma verdadeira princesa, pois somente uma verdadeira princesa poderia ter a pele tão sensível, e casou com o príncipe.


A literatura infantil, tem um importante papel na vida da criança, influência direta na formação de atitudes e valores, oferecendo a oportunidade de viver o imaginário e favorecendo a formação original da realidade.
Um conto por si já encanta então, imagine contado pelas próprias crianças e nesse clima de encantamento as crianças do MG II, participaram da encenação do livro: 

Cada país, cada povo, cada região tem suas tradições, seus costumes, sua cultura. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo e passadas livremente   de geração a geração.  A cultura brasileira é muito rica, porque tem a influência de vários povos, que contribuíram para a nossa formação, é dever da escola valorizá-la logo , nossas crianças são sempre envolvidas em vivências que ampliam o conhecimento de várias culturas. 

Para essa encenação  elas participaram animadamente, estavam ansiosas pela apresentação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira 21 de setembro, após a finalização, as crianças foram presenteadas com belas esculturas de rei e rainha, para abrilhantar mais os espaços do nosso CEI e alimentar sua imaginação, não podemos deixar de parabenizar nossa querida ATE Silvia, responsável pela produção das belas esculturas.
  









“Pois, ser mestre é isso: ensinar a felicidade.”

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Pintura Flutuante - MG I A Professora Jani

MG I A
Professora Jani
 Pintura Flutuante

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”


O sujeito se constrói na interação com o meio e o movimento, é uma das formas que temos para interagir com esse meio. Pela exploração a criança vai construindo conhecimentos sobre as propriedades físicas dos objetos e inicia a compreensão de quais relações pode estabelecer com eles. Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar, é parte integrante da construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância. É uma forma de linguagem corporal em que expressamos nossos sentimentos, emoções e pensamentos. Devemos ter o cuidado de através do movimento propiciar à criança um desenvolvimento dos aspectos da motricidade e a ampliação da cultura corporal. Com essa vivência, tão divertida, a criança consegue desenvolver muitas habilidades, como controle corporal, controle de tempo, explorar sua criatividade, ampliar os movimentos de força, trabalho em equipe, (enquanto um pinta o outro balança o amigo) a criança ao manipular determinado objeto não restringe seu uso cultural e sim amplia a exploração de várias outras possibilidades. As crianças apreciaram muito e ficaram ansiosas em participar!

As crianças com a ajuda da educadora, foram suspensas no tecido e orientadas a pintar conforme o movimento “do balanço”, um amigo balançava o outro. Foi uma atividade tranquila e muito divertida!








“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.”