sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Entre cores, sabores e amoras MG II A/B Professoras Juliana Karin e Carline


"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, mas porque a amo..."
Fernando Pessoa


Nessa época do ano as amoras passam a fazer parte de praticamente todas as brincadeiras na área externa, comidinhas, pinturas e muito mais.


As professoras acabam por introduzir esse frutinho em muitas vivências e os pequenos adoram.





A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos que são indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio.



Oportunizar experiências a partir do interesse das crianças é mais atrativo e as motivam a explorar com satisfação o que lhes é proposto, logo a aprendizagem se torna mais significativa.


E para que a aprendizagem seja realmente significativa é fundamental propor diferentes e diversas situações de ensino aprendizagem, que permitam que as crianças sejam inseridas no processo de criação, produção e apropriação   do conhecimento.


Dessa vez, foram as professoras Juliana Karin e Carline dos MG II A/B, que trouxeram a proposta de desenho com amoras.



Colher as amoras já é uma diversão,  desenhar e pintar (com uma cor tão vibrante) transforma essa brincadeira em um momento de criatividade e relaxamento.

“...de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre
jamais…”
Rubem Alves

Afinal, o que os bebês aprendem no berçário? BII C professora Francine



“Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. ”
Rubem Alves


Podemos garantir que os bebês aprendem mais coisas  do que você suspeitaria, eles são como “esponjas” que absorvem o mundo.

Ofertar o maior número possível de experiências no dia a dia, garante o desenvolvimento de várias competências.



Propostas que favoreçam a interação entre as crianças são fundamentais, devem ser estimulantes, para que os pequenos sintam-se curiosos a buscar novos aprendizados.




Garantindo o desenvolvimento pleno e interligando as áreas: motora, cognitiva e emocional.




Os bebês aprendem a sentar, a andar, a falar, a comer sozinhos…aprendem a se relacionar, descobrem as cores, as texturas, os sons e os sabores… reconhecem pessoas, vozes e sentimentos.




São muitas as informações que a criança pequena absorve o tempo inteiro, buscam novidades quando damos a elas a oportunidade de serem criativas e independentes para explorar o ambiente.



Vivências variadas, favorecem esse processo e garantem que o desenvolvimento aconteça de maneira tranquila e saudável.





“A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no PRESENTE. ”
Rubem Alves



quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Protetores da Natureza- MGIB professora Valéria


“A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Pra viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar... “

Herdeiros do Futuro - Toquinho

Mais que cuidar da natureza é fundamental que tenhamos uma relação com a mesma, sendo essencial que as crianças tenham contato desde pequenas e saibam que são parte dela, são seres naturais.

Assim, a professora Valéria e seus pequeninos do MG I B vem desenvolvendo vivências especiais, como a manutenção do jardim, cultivo de pequenos frutos (tomate e morangos) na horta e a apreciação da beleza natural que os cercam no CEI.







Em uma envolvente proposta, foram convidados a ouvir a música Herdeiros do Futuro (Toquinho) e após, foram para área externa colher folhas secas para enfeitar suas fotografias.




Na sequência tiveram um momento de encantamento ao serem orientados a criarem coroas com as folhas colhidas, colando-as em suas imagens.



E nessa divertida brincadeira deixaram de ser crianças para tornarem-se os Protetores da Natureza.





“Há sentimentos que a linguagem não expressa, e há emoções que as palavras não sabem traduzir. ”
 Mário Quintana