sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Artistas e arteiros, experimentar é aprender! BII A/B Professoras Juliana e Adriana


Os pequenos nos convidam a experimentar.
Eles têm a arte dentro de si.
Eles criam arte.
Eles nos dizem algo.
Algo que perdemos.
Algo atraente e sedutor.
Algo que reconhecemos.
E que n
ão podemos explicar.
Tudo é muito maior.
Para as crian
ças pequenas existe uma conexão direta entre vida e obra.
Essas s
ão coisas inseparáveis.
(Anna Marie Holm)


Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais  estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que as crianças aprendam melhor, o cérebro tem oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.

Então, que tal oferecer suportes  diferenciados, nas vivências com os pequenos?


As professoras Juliana F. e Adriana do
B II A/B, oportunizaram uma rica experiência aos pequeninos, pintar no plástico sobre a areia, a mistura de texturas, o desafio dos movimentos, a oportunidade de sentir e criar, fazer e ser arte, brincar e aprender!




Quantas sensações misturadas, quantas descobertas, um conhecimento de mundo que chega,  através do tato, olfato, visão, audição, gustação, movimentos e posições do corpo.



“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! “




Diversão e aprendizado - Aniversariantes do mês de outubro -Cantos, contos e encontros

“Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro. ”
                                                                                    Rubem Alves


Nossa sexta-feira já começou animada, com a comemoração dos aniversariantes do mês, a decoração foi composta por lindas atividades com  o tema:  animais do zoo, confeccionadas pelas crianças, elas brincaram, desenharam com lápis aquarelado, escolheram os animais que “queriam ser”, em uma divertida comemoração!







Durante a tarde demos continuidade ao projeto Cantos, contos e encontros, diversão garantida com os espaços preparados para as brincadeiras, com direito a adesivos e estalinhos, as crianças se divertiram, o melhor é o clima de integração existente, todos brincam juntos, uns ajudam os outros.  









Proporcionar a integração, oportunizando experiências significativas, favorece o estabelecimento dos vínculos afetivos, explorando a capacidade de comunicação e aprendizagem, facilitando o desenvolvimento sócio educativo das crianças.
“Eu sou muitos! ”

Rubem Alves

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Um quintal de possibilidades MG II B Professora Valéria


 A escola deve ser espaço de convivência e leitura crítica e criativa do mundo. ”
Ana Claudia Arruda Leite, coordenadora de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana

É dever da escola propiciar vivências coletivas e cooperativas que valorizem a ação do educando, incentivando ações que desenvolvam sua  autonomia. 
Permitir que a criança seja protagonista de seu desenvolvimento, requer respeito e dedicação.
A escola deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
• ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
• utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.



Vivências criativas são motivadoras, então é hora de explorar mil possibilidades, a começar:

 Pintura deslizante
 Bolinhas mergulhadas na tinta escorregam por uma superfície transversal, quais serão as marcas deixadas no papel?










Despertar da criatividade
Caixas, papéis variados, rolinhos, tudo pode ser transformado, eu te ajudo e você me ajuda, o que podemos fazer?















Explosão de cores
Podemos brincar, bexigas com tinta estourar, que divertido, e o papel fica tão colorido!









“A ciência descreve as coisas como são... a arte, como são sentidas. “