domingo, 4 de março de 2018

Minha sala é uma fábrica de descobertas! MG II B professora Luci



“Ser criança é o estado mais puro do ser humano!”
Uma música relaxante, bolinhas coloridas, amigos, toques e sensações, assim aconteceu essa tranquila vivência oportunizada pela professora Luci do MG II B.

A professora apresentou a proposta e separados em duplas (escolhidas por eles em roda de conversa) começaram a massagem.
O contato físico e afetivo promove o desenvolvimento da criança, despertam-na para o mundo exterior, favorece a harmonia, aumenta a autoconfiança e promove a relação emocional entre o grupo.


Movimentos lentos, com cuidado e carinho e depois hora de trocar de lugar.

Ao final quando questionados se gostaram as respostas foram: simmmm (rsrsrs) com a frase do Enzo:
“- Foi gostoso! ”
O toque, o calor das mãos, as sensações positivas e o carinho que transmitido favorecem uma feliz experiência!
O pequenino que massageava concentrava sua atenção no movimento para não deixar a bola cair,  enquanto o que era massageado desfrutava de uma relaxante sensação, ao mesmo tempo que mantinha a postura “correta” para a massagem.

Aprendizagem um processo natural
A riqueza da aprendizagem está na simplicidade com que as crianças descobrem o mundo, durante brincadeiras na sala algumas crianças pediram para professora “colocar” o cantinho das histórias e então surgiu a oportunidade da criação de cantinhos diferentes e um deles foi o do contorno do rosto no espelho.




Esse contato com a tinta como “objeto de expressão” amplia a criatividade e desperta o interesse.








“Infância: carregávamos a perfeição e nem sabíamos. ”
Gabriela Stacul


Projeto Cantos, Contos e Encontros – B II A/B/C - MG II A/B período matutino


 "Para ajudar uma criança, devemos
 fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente"
Maria Montessori


Demos início ao projeto que envolve todos os agrupamentos, nos dois períodos o encontro normalmente acontece no último dia da semana, durante as vivências os espaços são preparados especialmente para as brincadeiras simbólicas, contações de histórias, teatros, entre outras experiências, brincar é natural  para  criança e o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, mas apesar de predominar a fantasia a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. 










Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.


Algumas características das brincadeiras simbólicas são:
•Desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
•Ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
•Lógica própria com a realidade;
•Assimilação da realidade ao "eu".




É através do jogo simbólico que a criança cria um mundo imaginário onde representa as suas preocupações e os sentimentos que a incomodam na  vida real e dessa forma consegue exprimir através de brincadeiras, algo que não conseguiria exprimir por palavras.









Muitas possibilidades e tantas escolhas, só podiam resultar em  manhãs tranquilas e felizes!

Um quintal de possibilidades I - Pequenos artistas – Grandes arteiros MG II A professora Jani



“A arte é a expressão da sociedade no seu conjunto: crenças, ideias que faz de si e do mundo.
 Diz tanto quanto os textos do seu tempo,
às vezes até mais. “
Georges Duby

As imagens a seguir nos mostram o quanto vivências lúdicas são importantes, o espaço foi preparado com diversos materiais e objetos para serem usados na pintura, não foi “determinado” para as crianças o que fazer. 
Elas se organizaram, escolheram o que usar e onde pintar, se observarmos com um pouquinho de atenção as veremos:
·        Tranquilas;
·        Independentes, escolhendo como e com o que pintar;
·       Orientando umas as outras;
·       Sendo cooperativas;
·       Explorando toda imaginação criadora;
·       Calculando o espaço e o peso a ser colocado para conseguir pintar de acordo com a superfície;
·       Tendo controle corporal;
E muito mais...


Se observarmos com um pouquinho de atenção, veremos como é bom aprender ludicamente!


Expressar sua criatividade de forma plena é fundamental para um desenvolvimento integral.




 A arte para as crianças é uma forma de sentir a vida e ao se sensibilizar diante do mundo as crianças se tornam quase sem se dar conta em melhores seres humanos, pelo fato de expressar o seu mundo interno de uma forma que as estimulam a criar, aprender e inovar. 




 Estratégia: distribuir tintas e diferentes materiais para pintura
(Apresentação de técnicas variadas)

O que a criança pode aprender:

  • Utilizar diferentes materiais gráficos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão; 
  • Desenvolver a coordenação motora; 
  • Identificar e explorar as cores; 
  • Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial; etc.
  • Diferenciar texturas.













“A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência. “
Aristóteles