terça-feira, 10 de novembro de 2015

HORTA


A felicidade não é uma mercadoria! Ela pode estar na rodas de conversa, na contação de histórias, no plantio de uma horta, em práticas que afirmam a criatividade e o fazer junto, em atividades que estão voltadas para o cuidado das pessoas, da  sociedade e da natureza. 

Esse ano, as crianças tiveram a felicidade de dar início a um importante projeto, a HORTA, todos os grupos estão envolvidos, no dia 29.10 começamos com o plantio das sementes de :

  • rúcula
  • salsa
  • tomate
  • cenoura

 As crianças participaram de todo o processo, com alegria e empolgação e continuam com os cuidados,  tudo foi possível com  a ajuda e parceria das famílias!



A natureza é a força ativa que criou e que conserva a ordem natural de tudo quanto existe. É a própria vida, criadora de todos os seres que constituem o Universo. Como nos diz Marilena Chauí (2001:209), a Natureza “é o princípio ativo que anima e movimenta os seres. (...) força espontânea capaz de gerar e de cuidar de todos os seres por ela criados e movidos.”


 As crianças, em contato com a natureza se tornam naturalmente mais calmas e tranquilas, quando a criança entra em contato com a natureza, o mundo é percebido sob três pontos: 

  • O sensorial, uma vez que a criança terá contato com diversos tipos de cheiros, cores, formatos e texturas;


  •  O físico, porque há um aumento dos movimentos necessários para o equilíbrio e crescimento infantil; 


  • O espacial, pois  percebe que a natureza é muito maior do que a casa ou apartamento em que habita.

















"...os sistemas vivos são totalidades integradas, com propriedades que não podem ser reduzidas a partes menores. Podemos separar, mas é preciso ter em mente que a natureza do todo será sempre diferente da simples soma de suas partes. Não basta classificar e seriar, não basta medir, somar e quantificar, é preciso compreender que todos os membros de um ecossistema não estão isolados, mas interconectados em uma vasta rede de relações."

(Morin, 1990)