domingo, 5 de junho de 2016

Horta- Cultivo de Tomates MG II B Professoras Simone e Valéria

MG II B
Professoras
Simone e Valéria
Horta
“Que a alimentação seja teu único remédio
Hipócrates
Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

·  Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação;
·       Dar oportunidade para as crianças aprenderem a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
· Conscientizar sobre a importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;  
·       Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;


Cores, aromas e sabores



Cultivo de Tomates

Desde a criação da Horta, em nosso CEI os cuidados com a mesma, tem sido divididos entre os diferentes grupos, já plantaram salsinha, rúculacenouras, alface e agora foi a vez dos tomates, as crianças do MG II B , sob a orientação das educadoras participaram, desde o plantio, semeadura, colheita e degustação de uma deliciosa salada.

Com a horta, as crianças discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Entre, os inúmeros benefícios destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais, atividades ligadas à culinária no CEI, troca de conhecimentos,  bem como uma boa influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

A evolução do processo de cultivo envolveu a atenção e muito entusiasmo das crianças!


 Regar é a tarefa predileta dos pequenos!



Depois de plantar as sementes, as mudas cresceram é hora de replantar!

 Chegou o grande dia, colher e degustar!


 Plantar, cuidar, regar, observar...
"Que sua colheita seja abundante e eterna e o sorriso da felicidade e do sucesso enfeite seus lábios.”

(Lauro Trevisan)


          ...sentir, cheirar e experimentar, quanto                         aprendizado!



“Biodiversidade é a biblioteca da vida.” Thomas Lovejoy
ambientalista

Percursos do Desenho VI - Desenho Mágico - MG II B Professoras Simone e Valéria

MG II B
Professoras
Simone e Valéria
Percursos do Desenho VI
Desenho Mágico
Desenho com caneta permanente em superfície plástica, ampliada no retroprojetor.

Nessa vivência, as crianças tiveram a oportunidade de desenhar e apreciar as produções ampliadas no equipamento de apoio (retroprojetor) a princípio a curiosidade foi o que as incentivou a desenhar, mas a cada risco, a imaginação e o encantamento (ao ver seu desenho ampliado) superaram todas as expectativas. Assim, podemos observar, o processo da construção do desenho de cada criança. A criança pequena não faz distinção entre a realidade visual e a emocional, na maioria das vezes reproduzem o significado,  que as coisas tem para ela e isso deve ser respeitado ao longo do processo de construção do desenho, sendo de fundamental importância que ela tenha uma trajetória rica em estímulos e experiências. O modo de ver o mundo vai se transformando a medida que ela vai amadurecendo. Por isso, a importância de se expressar durante o processo de criação.









"Desenhar é dar vida ao imaginário, é transmitir emoção e sentir o poder do criador em sua criação."

Ana Rúbia Nascimento








"Só fica o que significa."
Francisco de Sanctis