sábado, 20 de maio de 2017

Quem canta seus males espanta! MG II B professora Meire


“Vou que vou;
Remando por aí;
A vida é um sonho bom;
Eu vou remando sim! ”


As brincadeiras cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular.  Muitas brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo que integram o folclore infantil, associando a musicalidade e movimentos.






OBJETIVOS
-Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos através das cantigas de roda;
-Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
-Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.

Dando continuidade às vivências relacionadas aos animais marinhos e aquáticos a professora Meire ensinou uma divertida canção, os pequenos adoram, ainda conheceram a história do Gino girino e embarcaram nessa gostosa aventura “pelo mar” sem sair do lugar!

Tudo que eu não invento é falso 



Manoel de Barros



Um mar de bolinhas coloridas! MG I A/B/C Professoras Giovana/Gisele/Juliana Karin

 “Sou livre para o silêncio das formas e das cores. “
Manoel de Barros



As brincadeiras com bolinhas coloridas promovem momentos de descobertas incríveis, nessa vivência além dos desafios corporais, favoreceram a interação e o desenvolvimento dos pequenos!
Foram convidados a “nadar” nesse mar colorido e tão divertido!












“A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação. “
Maria Montessori

Borboleta é assim, bonita, serena, colorida e de jardim em jardim... MG I A/B/C Professoras Giovana/Gisele/Juliana Karin


“Borboleta parece flor que o vento
 tirou pra dançar. “
Fernando Anitelli


Aproximar as crianças da Natureza é fundamental, os impactos positivos desse contato   contribuem para o desenvolvimento integral infantil e para a preservação do planeta.

Sensibilizar o “olhar “ é tarefa da educação, em nosso CEI somos cercados por elementos naturais, bichinhos de jardim que sempre vem nos visitar e uma de nossas visitantes preferidas são as borboletas.

Estudos nos EUA mostram que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática.
 (American Institutes for Research, 2005)
Que tal brincar de voar, sentir o vento tocar e com asas de tecidos flutuar...





Aprender poesia e brincar de criar, com tintas e pincéis, consigo me expressar!

MG I A



MG I B








MG I C



“Meditei sobre as borboletas. (...) Vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras, sem magoar as próprias asas. “

Manoel de Barros

Um voo pelo conhecimento – parte II - MG I A/B professoras Simone e Valéria



“Poesia é voar fora da asa. “
Manoel de Barros


O voo é a ação de voar, aerodinamicamente, utilizando sustentação, utilizando flutualidade... flutuar, esvoaçar, mover-se e assim como as crianças que vivem em constante movimento, são os pássaros.


Que movimento é esse que faz voar? Por quê passarinho voa? Posso ver? Se você ficar quietinho e observar você verá!

E com binóculos “super modernos” confeccionados com rolinhos de papel, vamos para o parque observar os pássaros!







Essas aves são muito sábias, pequeninas e muito inteligentes, constroem ninhos como berços para os seus “bebezinhos”, vamos descobrir como fazem? Uma boa pesquisa pode nos ajudar!



E será que depois, ninhos conseguimos criar? Não custa tentar!




























“ ... Você vai encher os vazios com as suas
peraltagens e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.”

Manoel de Barros