domingo, 27 de maio de 2018

Um mundo de sensações BII AB professoras Claudia e Silvia



No início mãos são tudo para a criança.
As mãos são a pessoa, o mundo. ”
 Emmi Pikler 



O cérebro dos bebês, trabalha com a informação fornecida pelos sentidos e pelo seu próprio corpo sobre o ambiente.





Sentido do tato * Sentido do paladar* Sentido do olfato *Sentido da audição *Sentido da visão




Quanto mais vivências sensoriais a criança tiver, mais benefícios terá futuramente.









Lateralidade, psicomotricidade, tudo vai sendo desenvolvido a partir da brincadeira, das sensações encontradas em cada objeto, som, sabor e aroma.








“Quando uma criança atua por iniciativa e interesse próprio, adquire capacidades e conhecimentos muito mais sólidos que se tratamos de lhe ensinar. ”

 Emmi Pikler 







O mundo em minhas mãos – BII AB professoras Alessandra e Gisele



“Mãos constituem a primeira conexão do bebê com o mundo. Mãos levantam a criança, colocam-na no berço, lavam-na e vestem-na e até a alimentam. ”
Emmi Pikler

Uma experiência sensorial ou uma brincadeira? 


Focada no estímulo da visão, tato, olfato, paladar e audição,   quanto mais a brincadeira exigir a percepção sensorial da criança, melhor será para o desenvolvimento cognitivo, emocional, linguístico e social.





Potes, bacias, funis, canecas, colheres, brincadeira e imaginação!





Saudável e divertido, oportunizar experiências sensoriais para os pequeninos contribui para o desenvolvimento motor, a autoestima e o raciocínio lógico.



Eles aprendem experimentando, sentindo...



“No início mãos são tudo para a criança. As mãos são a pessoa, o mundo. ”
Emmi Pikler

Brincando com parlendas - Professora Valéria



“Uma cultura é uma construção fabricada com a linguagem”
Yolanda Reys


As parlendas encantam as crianças pelas rimas e versos cantados em brincadeiras e músicas.





Fazem parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e são transmitidas oralmente através das gerações.









O que as crianças podem aprender:
  • Conhecer brincadeiras populares através das parlendas;
  • Ampliar o repertório de palavras;
  • Apropriar-se da linguagem oral através das parlendas;
  • Aprender rimas e brincadeiras com parlendas.  

Tentei descobrir na alma alguma coisa mais profunda do que não saber nada sobre as coisas profundas.
Consegui não descobrir.”

Manoel de Barros