sábado, 25 de novembro de 2017

Contações: A casa sonolenta (professora Jani) - A cobra e a serpente (professora Juliana Fiorentin)


“Se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história.
Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia.
Porque é assim, suave e docemente que se despertam consciências. ”
Jean de La Fontaine

Eles aguardam ansiosos, observam curiosos a preparação do espaço...todos agrupamentos integrados, os bebês atentos... 
       Senta que lá vem a história!

“ - É festa?
  - Não, é dia de história!
  - A professora...vai contar, todo mundo vai ouvir!
  -Vamos “prô”, já vai começar! ”

E assim são os dias de contação, momentos mágicos, olhares atentos, sorriso nos lábios e encantamento no coração!
Mais que um antigo costume popular para entreter as crianças, a contação de histórias é uma importante estratégia para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, afinal, a formação do leitor passa pelo exercício inicial do escutar e do recontar.

O lúdico como caminho enriquecedor de procedimentos criativos, fortalecendo a interação e a relação entre o ensino e a aprendizagem.

As narrativas estimulam a criatividade, a imaginação, a oralidade, facilitam o aprendizado, desenvolvem as linguagens oral, escrita e visual, incentivam o prazer pela leitura, promovem  o senso crítico, as brincadeiras de faz-de-conta, valores e conceitos, colaboram na formação da personalidade da criança, propiciam o envolvimento social e afetivo e exploram a cultura e a diversidade.







Entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra...


Aprender, comer e viver! / Patê de brócolis com tomate - MG I A professora Alessandra


“Que o alimento seja seu único remédio! ”
Hipócrates

Uma alimentação equilibrada na infância promove o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde. Associar a comida a um momento prazeroso facilita a introdução de alimentos saudáveis, estabelecendo uma relação entre o alimento e a criança, favorecemos uma alimentação rica em nutrientes.
E assim, a professora Alessandra desenvolveu uma sequência com experiências voltadas para o consumo de alimentos saudáveis.
Tudo começou com a apresentação da história: 

“Eu nunca na vida comerei tomate. “



Então os pequeninos, plantaram sementes de tomate para horta do CEI e participaram da deliciosa culinária de patê de Brócolis com tomate e não é que adoraram!





E até uma vassourinha com cerdas naturais, para limpeza da mesa foi confeccionada, com a fundamental ajuda do Davi que recolheu as "cerdas naturais"!
“Uma alimentação saudável é a base do meu   bem-estar.
E o meu bem-estar é à base da minha felicidade...”

Elisângela Rocha

O despertar do olhar! professoras Simone MGIA e Valéria MGIB com um pouquinho (rsrsrs) do BII C


“Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos. ”
Rubem Alves
Alimentar o percurso criador é fundamental para garantir criações significativas, ricas e interessantes. 
Buscando formas de subsidiar as criações gráficas com interferências provocativas, as professoras trazem propostas desafiadoras.


Depois de um tempo de contemplação e contato com a flor, é sugerido aos pequeninos do MG IB que “desenhem” a delicada gérbera do nosso jardim...

























Criações artísticas são mais que “técnicas” de aprendizagem, são vivências transformadoras, disponibilizando algumas figuras da última cantiga apresentada, vemos surgir os personagens desenhados pelas crianças do MG I A ...















E se depois o desenho virar um divertido
 quebra- cabeça...












Brincar de desenhar é possível? O bebês tiveram essa experiência com a professora Valéria.







E desenhar com pedras, você consegue?











E quando “a aula” do MG I B acontece do lado de fora, um jardim inspirador e a imaginação voando livre...









Favorecendo a criação do desenho através do corpo e dos sentidos garantimos a formação de um ser criativo, dinâmico e transformador!