quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A linda rosa juvenil – Linguagem teatral MGIB professora Valéria


“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. ”
Pequeno príncipe


Você sabia que enquanto as crianças brincam, acontecem coisas importantes?
·      Assimilação e apropriação da realidade humana;
·     Construção de hipóteses;
·    Elaboração de soluções para problemas e o enriquecimento da personalidade.
É brincando que a criança estabelece uma relação com o mundo e o professor deve criar meios de favorecer o percurso de descobertas, alimentar a imaginação e facilitar o processo de ensino/aprendizagem e a linguagem teatral é uma ótima maneira.

“Importante meio de comunicação e expressão que articula aspectos plásticos, audiovisuais, musicais e linguísticos em sua especialidade estética, o teatro passou a ser conhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar, coordenando-as, as dimensões sensório-motora, simbólica, afetiva e cognitiva do educando, tornando-se útil na compreensão crítica da realidade humana. “
Japiassu (2001, p. 22)


 Esses pequenos atores escolheram seus personagens e encenaram A linda rosa juvenil, vejam as fotos e se encantem!












O que aprendemos com essa vivência:
·  Desenvolver a linguagem não verbal;
· Criar e explorar um repertório de gestos com intenção comunicativa;
· Ampliar a consciência da utilização do espaço cênico;
·Estabelecer relações com os colegas de cena explorando o próprio corpo e interagindo com o do outro.



"O homem só é inteiramente humano

quando brinca"
 Friedrich von Schiller

PROJETO HISTÓRIA EM FAMÍLIA Resgatar na família os momentos de diálogos (ler e ouvir histórias) MG I B professora Valéria


“Livro tem dessas coisas, faz mágica
só com palavras"
Michelle Trevisani

A criança que desenvolve o prazer pela leitura na infância provavelmente, será um leitor assíduo, desenvolvendo as capacidades e o aprendizado que tal prática propicia. 
Considerando as dificuldades familiares para acompanhamento da rotina dos filhos essa é uma alternativa para resgatar momentos de encontro, discussão e partilha do conhecimento.



O trabalho com portadores de texto estimula e atribui sentido à escrita, fornece modelos, desenvolve a comunicação, ampliando o vocabulário e atribui função social ao processo de alfabetização.



 A criança aprende a respeitar e utilizar os materiais de forma coletiva e exercer sua cidadania, além de ampliar seu repertório literário e conhecer vários gêneros, autores e ilustradores.



O professor seleciona alguns livros durante a semana e na sexta-feira as crianças escolhem um para levar para casa e uma pessoa da família, ou amigo (a), lê a história para ela. As famílias devem criar uma forma de representar a história junto com a  criança, seja um relato do momento, um desenho, uma fotografia... Na segunda-feira a criança conta a história para os colegas (em roda-de-conversa).

O entusiasmo vem contagiando crianças e adultos, no dia da escolha há uma euforia entre as crianças e é com alegria e cuidado que levam o livro para casa.

Não houve extravio ou danos nos livros. Nos momentos de atividades diversificadas o “canto” dos livros passou a ser uma alternativa escolhida, onde as crianças utilizam para manuseio, apreciação ou até mesmo na representação da realidade, brincando de contar histórias para os amigos, imitando a professora ou os pais.

Os familiares têm nos dado muitas devolutivas positivas e descrevem a experiência com relatos emocionantes.






E que tal, "escrever" seu próprio livro com lindas ilustrações e depois contar sua história para os amigos?








“A Leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a Sabedoria. “

Rafael Mendes de Oliveira

Uma flor voando pelo ar... MGI B professora Valéria

“Uma flor voando pelo ar ...
Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia 
vai voar?”

A Borboleta E A Lagarta
Palavra Cantada

Em uma encantadora sequência didática, as crianças do MGIB foram envolvidas em experiências de pesquisa, buscando conhecer um pouco mais sobre o processo da metamorfose da borboleta.

 Tiveram contato com as coloridas lagartas do pé de Manacá, acompanharam a transformação da lagarta em pupa, assistiram vídeos educativos e claro brincadeira não podia faltar, ao som da música A lagarta da banda Palavra Cantada dançaram, pularam e “viraram” lindas borboletas!

E no espelho mais que o reflexo da sua imagem com o rosto pintado... elas tiveram a certeza que também são seres especiais em constante transformação!










“Borboleta parece flor que o vento tirou para dançar! ”

Fernando Anitelli

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Sessões simultâneas de leitura


“Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. ”
Castro Alves



A leitura deve ser considerada fator de desenvolvimento social e cultural, isso implica a necessidade da formação do leitor e  para que aconteça  precisamos colocá-lo em situações de aprendizagem onde possa interagir com os textos nos suportes em que aparecem nas práticas sociais.

Desenvolver o gosto pela leitura na educação infantil é  fundamental  para que as crianças reconheçam sua importância e seu objetivo. É preciso que seja uma prática que possibilite experiências prazerosas  uma vez que entrarão em  contato com diversos gêneros e portadores textuais, desenvolvendo assim o interesse pelos livros, bem como o comportamento leitor.  
 A autonomia deve ser desenvolvida em todas as ações educativas, devemos dar às crianças oportunidades de escolher o que “querem ler”, de se expressar a respeito do que foi lido e de compartilhar com o outro o que leram.

 As sessões simultâneas de leitura ocorrem com frequência em nosso Cei, dando a liberdade de escolha de acordo com interesse e preferência das crianças.

 São selecionados livros e produzidas resenhas para apresentar às crianças através de cartazes, são orientadas a fazerem a inscrição na sessão da qual desejam participar, colando etiquetas com seu nome.

As rodas de leitura acontecem ao mesmo tempo, envolvendo crianças de diferentes agrupamentos, de acordo com o interesse na história que será lida. Depois, quando retornam para suas salas, as crianças discutem, comentam e indicam as diferentes obras para os colegas. Dessa maneira, têm a oportunidade de experimentar comportamentos leitores diversos.



 As sessões simultâneas favorecem:
·         Envolvimento da equipe escolar em um projeto de fomento à leitura;
·         Troca opiniões, discussão e interpretações sobre aspectos das histórias;
·         Valorização da leitura como uma fonte de conhecimento e entretenimento;
·         Desenvolvimento de critérios de escolha/autonomia.



 E por falar em comportamento leitor...












“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações. ”