terça-feira, 4 de abril de 2017

Observar, sentir, tocar, pensar, agir... BII AB/C professoras Claudia/Luci e Regina


“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas
 deixá-la livre para se desenvolver. “
Maria Montessori

Considerando a faixa-etária dos pequeninos dos berçários que está entre 1 a 2 anos, as professoras buscam vivências que dão ênfase na educação dos sentidos e do movimento, buscando colocar elementos que servem de estímulo para os 5 sentidos (visão, audição, tato, paladar e o olfato).

Qual será a brincadeira de hoje?

Observar, sentir, tocar, pensar, agir...
“O que será que vai acontecer, a bola vai cair?
  Caiu... fez barulho, olha... para onde foi?
O que será que as crianças pensaram ao participarem dessa brincadeira? “




Colocar as bolinhas nos buracos, provoca muitas dúvidas sobre como isso acontece e o porquê.


 Por esse motivo a criança repete a ação várias vezes, observa, explora, coloca as mãozinhas dentro e muito mais...



As bolinhas coloridas, tem um grande poder no inconsciente das crianças, chamam a atenção delas provocando diferentes reações e estimulando a curiosidade.







E com essa vivência as professoras conseguiram alcançar os objetivos: provocar dúvidas, instigar o movimento, a ação, a concentração e o controle corporal!








“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir. “
Maria Montessori



segunda-feira, 3 de abril de 2017

Outono a estação das transformações...MGII B Professora Meire


“Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei. “
Manoel de Barros


Dia desses, estava a turma do MG II B no parque e entre uma brincadeira e outra surge o assunto sobre as folhas das árvores caídas no chão, a professora Meire viu aí a oportunidade de iniciar um diálogo sobre a estação das folhas/outono sugerindo um passeio aos parques, para colheita de folhas caídas e algumas associações foram feitas:
“Olha parece uma borboleta...”
“Essa (folha) é um menino...”
“Esse é um peixe...”
E a partir desse olhar sensível para a natureza, surgiram muitas possibilidades, desenhar os bichinhos de jardim e outros elementos naturais com giz, usar as folhas colhidas como suporte gráfico, muita imaginação e criatividade.
A natureza é rica em aprendizado e sempre nos presenteia, com vivências tão significativas para os pequeninos!



“Eu via a natureza como quem a veste...”
Manoel de Barros


domingo, 2 de abril de 2017

O ato de tocar e o despertar da sensibilidade B II AB professoras Adriana e Sabrina


“O melhor lugar pra tocar alguém com maestria será sempre o
coração. “
Edna Frigato



O ato de tocar é um comportamento fundamental para o desenvolvimento do ser humano principalmente as crianças, desde a vida intrauterina, proporcionando bem-estar físico, emocional e social. Em uma de nossas manhãs, foi dia de massagem  (nos pés)no  BII, as fotos “falam por si”.

De muitas formas, pode-se considerar o toque nossa primeira linguagem.
 O toque delicado e amável pode ajudar para que os bebês cresçam mais fortes e se sintam menos ansiosos. 
Além disso, o toque ajuda a criar vínculos, acalmar o bebê e ainda reduz o choro.



E quando os bebês descobrem que as mãos são “ferramentas”? Podem sentir a textura da farinha e ajudar na fabricação de uma Massinha caseira, amassar é uma divertida brincadeira!






“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo. ”
Carlos Drummond de Andrade

Sensações e descobertas Berçario II AB/C professoras Luci /Claudia e Regina


"A criança, essa criatura por excelência tátil, tem olhos nas mãos. Só quase sabe ver com as mãos, ver com os olhos não lhe basta, pois o campo de repercussões por ela almejado é das mais recuadas impressões corpóreas. A tatilidade é seu mais poderoso recurso imaginador, a porta do vínculo onírico com tudo. Pela tatilidade, ela não apenas vê como também ouve e empenha diálogo com os materiais".
Piorski, 2016, p. 109



Os bebês descobrem o mundo através do corpo,  do toque, do cheiro, do paladar... brincar com as sensações pode ser simples e muito divertido.

Então que tal, propor algumas possibilidades que estimulem essa descoberta, foi o que fizeram as professoras Luci/Claudia e Regina dos BII AB/C nessa “gostosa” vivência, explorar tinta feita com iogurte, humm que delícia e quanta diversão!





Receita:
Iogurte natural + corante alimentício








Outra proposta foi o percurso sobre bancos e bambolês, explorar o corpo nessa divertida brincadeira, foi um grande desafio:














“Supor é bom, descobrir é melhor. “

Mark Twain