sexta-feira, 11 de março de 2016

Brincadeira gelatinosa B II C Professoras Gisele e Flávia

Brincadeira gelatinosa
BII C
Professoras
Gisele e Flávia
Uma atividade é sensorial quando engajada e incorporada aos sentidos, essas atividades são essenciais para o desenvolvimento dos bebês, pois, ajudam a desenvolver um conhecimento sobre seu corpo, paralelamente fazendo uma relação com seu conhecimento de mundo. É fundamental reconhecer que cada criança é única tem seus interesses, necessidades e respostas. Devemos observar suas reações a diferentes estímulos e sensações.

Paladar, tato, visão e olfato.

Esta é uma atividade que trabalha quase todos os sentidos simultaneamente, tornando a experiência muito rica para as crianças.

“A criança é o amor feito visível ”

Friedrich Novalis












Tocar, sentir,provar...experimentar! BII C Professoras Flávia e Gisele


Tocar, sentir,provar...experimentar!
BII C 
Professora
Flávia
As crianças pequenas começam a compreender o mundo ao seu redor por meio da experimentação, o tocar, cheirar, provar os elementos que compõem o ambiente em que vivem é fundamental. Nos primeiros anos de vida essa experimentação é prioritariamente táctil, tendo como órgão mais sensível à boca é comum que experimentem o objeto com a mesma. Conforme se desenvolvem, o tato passa a ser a maneira principal de entender o mundo.  Oferecer as crianças,  matérias de diferentes texturas, temperaturas, peso, densidade, cores, etc; nos ajuda a estimulá-los na experimentação de mundo. Por este motivo estamos trabalhando com o BII C buscando experiências que os permitam vivenciar e explorar diferentes materiais, oferecendo oportunidades de experimentação para o desenvolvimento  cognitivo e sensorial.Nessa vivência exploramos a farinha de trigo, com diferentes potes e colheres. As crianças ficaram livres para explorar o material da maneira que melhor lhes atendesse, colocando a farinha de um pote para o outro, despejando no chão e observando as marcas feitas após passarem as mãos sobre ela, espalhando a mesma sobre os braços, mãos e pernas, por que não deitando sobre a farinha. O peso, a textura, a cor, seu grau de maciez e fluidez foram percebidos e observados pelos pequenos e além de tudo isso o prazer da descoberta, da vivencia e da exploração.


" A criança ama tocar os objetos, para depois reconhecê-los."
Maria Montessori














A primeira forma de conhecer o mundo é através dos sentidos. As experiências sensoriais estimulam o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, além de ser uma maneira divertida e prazerosa da criança descobrir o mundo e a si mesma.

"A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los."
Maria Montessori



A turminha do Berçário II C aproveitou a tarde em um "mar de bolinhas" com a Professora Gisele.
Ninguém ficou parado... a diversão foi tão grande que todos queriam participar, compartilhar as descobertas com os amiguinhos, brincar e rolar em um mundo de cores e fantasia.



E como não ser feliz com tanta diversão?


Compartilhar descobertas...




Viver uma infância feliz!!!


Agora é a vez da turminha dos Berçários II A e B...
Imaginem um baú repleto de sensações... prontinho para ser explorado!
Quanta diversão! E como é boa a companhia dos amigos. Tudo fica muito mais alegre e a vontade de tocar, espalhar, compartilhar, torna o momento ainda mais especial.
Junto com as Professoras Alessandra e Regina, nossos pequenos tiveram a oportunidade de viver mais essa experiência inesquecível.



Quanta novidade!!!




E o que fazer com tudo isso? É macio? É áspero?



Gostoso de sentir, bacana de espalhar...




Fazer chuvinha?


Vestir a alegria!!!


Para toda a vida!!!




quinta-feira, 10 de março de 2016

Eu descubro,eu transformo! Pintando macarrão. MG I A professoras Jani e Aglaê


Eu descubro,eu transformo! 
Pintando macarrão
MG I A
 professoras 
Jani e Aglaê

 Linguagem artística
(Plástica)

  • Desenvolvimento do sistema táctil
  • Manipulação de diferentes texturas










A cada atividade, as crianças estão mais entusiasmadas, já reconhecem a dinâmica, seguem os combinados, hoje ficaram meio receosas em colocar as mãozinhas na tinta, mas é só o primeiro colocar e pronto, todos participam, em certo momento a Heloísa Mattos disse:
- Olha tia, tira foto!
Fazendo uma referência as mãos pintadas. rsrsrsrs
Já o Leandro perguntou:
- É macarrão?
Gostaram tanto, que não queriam parar de pintar, reclamando quando dei por encerrada a atividade.

Eu toco,sinto,descubro e aprendo! MG I B Professora Cleide Elias

Eu toco,sinto,descubro e aprendo!  
MG I C 
Professora Cleide Elias 

Atividades sensoriais, estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que as crianças aprendam melhor. Isso ocorre, pois, o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.

" Os pequenos nos convidam a experimentar. Eles têm a arte dentro de si. Eles criam arte. Eles dizem algo. Algo que perdemos. Algo atraente e sedutor. Algo que não reconhecemos. E que não podemos explicar. Tudo é muito maior. Para as crianças pequenas existe uma conexão direta entre vida e obra. Essas são coisas inseparáveis ""
(Trecho do livro Baby-Art - os primeiros passos com a arte, de Anna Marie Holm)