segunda-feira, 22 de maio de 2017

O grande rabanete-Horta no CEI MG II A Professora Jani

"Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio"
Hipócrates

 Natureza e Cultura
Objetivo geral: garantir a inserção de mais hortaliças na alimentação escolar e na vida familiar, levando as crianças a consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura. Valorizando assim, o meio ambiente no sentido de reconhecer os seus devidos cuidados. Além disso, propõe viabilizar ações pedagógicas, que venham explorar as diversas formas de aprender.

Linguagem Verbal
  • ·         Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e estimulando a  

 imaginação;
  • ·         Desenvolver a linguagem oral;
  • ·         Estimular o gosto pela leitura;
  • ·         Desenvolver raciocínio lógico;
  • ·         Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • ·         Melhorar a interação, comunicação das crianças.

Contação:




Horta, plantio do rabanete

Durante a roda conversamos sobre a vivência do dia, expliquei o passo a passo, mostrei as sementes, estabelecemos alguns combinados. Eles estavam ansiosos tivemos a ausência de apenas, duas crianças, ao chegar na horta, não paravam de falar sobre o “rabanete”, mostrei os que já estavam plantados e ficaram encantados, queriam “puxar” como na história (rrsr). Todos quiseram tocar e sentir a textura.

Mais uma vez, expliquei a sequência do plantio das sementes, eles puderam tocar a terra, sentir sua textura, cheirar...




Para a colocação das sementes dividi a turma em dois grupos, um plantaria e o outro molharia ao final, todos interagiram felizes, e aguardaram sua vez. Combinamos de voltar para regar, conforme a necessidade, foi uma rica experiência!
Algumas falas:
“ Cadê o grande rabanete?” Laura Demovich
“Eca, cocô de minhoca! ”Kauan
“Tem que pegar com carinho!” Yuri
“E puxe puxe, puxe !” Matheus














 “A natureza não faz nada em vão. ”
Aristóteles