"Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja
seu remédio"
Hipócrates
Natureza e Cultura
Objetivo geral:
garantir a inserção de mais hortaliças na alimentação escolar e na vida
familiar, levando as crianças a consumir os alimentos de forma adequada,
saudável e segura. Valorizando assim, o meio ambiente no sentido de
reconhecer os seus devidos cuidados. Além disso, propõe viabilizar ações
pedagógicas, que venham explorar as diversas formas de aprender.
Linguagem Verbal
- · Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e estimulando a
imaginação;
- · Desenvolver a linguagem oral;
- · Estimular o gosto pela leitura;
- · Desenvolver raciocínio lógico;
- · Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
- · Melhorar a interação, comunicação das crianças.
Contação:
Horta,
plantio do rabanete
Durante a roda conversamos
sobre a vivência do dia, expliquei o passo a passo, mostrei as sementes,
estabelecemos alguns combinados. Eles estavam ansiosos tivemos a ausência de
apenas, duas crianças, ao chegar na horta, não paravam de falar sobre o
“rabanete”, mostrei os que já estavam plantados e ficaram encantados, queriam
“puxar” como na história (rrsr). Todos quiseram tocar e sentir a textura.
Mais uma vez, expliquei a
sequência do plantio das sementes, eles puderam tocar a terra, sentir sua
textura, cheirar...
Para a colocação das sementes
dividi a turma em dois grupos, um plantaria e o outro molharia ao final, todos
interagiram felizes, e aguardaram sua vez. Combinamos de voltar para regar,
conforme a necessidade, foi uma rica experiência!
Algumas falas:
“ Cadê o grande rabanete?”
Laura Demovich
“Eca, cocô de minhoca! ”Kauan
“Tem que pegar com carinho!”
Yuri
“E puxe puxe, puxe !” Matheus
“A
natureza não faz nada em vão. ”
Aristóteles