“Para
que a organização curricular seja significativa para as crianças, é preciso que
ela seja desafiadora para as (os) professoras (es) e encantadora paras as
famílias. A ênfase no protagonismo infantil transforma a (o) professora (or) em
articuladora (or) do currículo vivido na escola. Cabe a ela (e) colocar em
interligação os quatro elementos que compõem a relação pedagógica: as crianças,
as (os) educadoras (es), os contextos e a cultura (saberes, linguagens e
conhecimentos).”
Currículo
da Cidade pág.126
O dia amanheceu chuvoso e as
professoras precisaram reorganizar o planejado, mas se do lado de fora o
tempo estava fechado, do lado de dentro estava aberto, aconchegante,
convidativo e envolvente! Como em todos os dias do projeto : cantos, contos e encontros.
Hoje as professoras optaram em
alimentar a brincadeira com materiais inusitados: latas, peneiras,bolinhas, rolinhos de
papel, toquinhos de madeira, caixas, dinossauros e muita diversão!
Esse nosso último encontro do
primeiro semestre não poderia ser mais especial, encerramos com a certeza de
que assim, como na brincadeira as crianças se organizaram, concentradas em
formar e transformar, criar novos projetos, trocar ideias, ampliar as relações,
buscar novas estratégias...seguiremos para o segundo semestre!
É hora de recarregar as
energias para voltar a todo vapor!
Bom recesso!