sexta-feira, 5 de julho de 2019

Cantos, contos e encontros – Formando e transformando



“Para que a organização curricular seja significativa para as crianças, é preciso que ela seja desafiadora para as (os) professoras (es) e encantadora paras as famílias. A ênfase no protagonismo infantil transforma a (o) professora (or) em articuladora (or) do currículo vivido na escola. Cabe a ela (e) colocar em interligação os quatro elementos que compõem a relação pedagógica: as crianças, as (os) educadoras (es), os contextos e a cultura (saberes, linguagens e conhecimentos).”
Currículo da Cidade pág.126


O dia amanheceu chuvoso e as professoras precisaram reorganizar o planejado, mas se do lado de fora o tempo estava fechado, do lado de dentro estava aberto, aconchegante, convidativo e envolvente! Como em todos os dias do projeto : cantos, contos e encontros.
Hoje as professoras optaram em alimentar a brincadeira com materiais inusitados: latas, peneiras,bolinhas, rolinhos de papel, toquinhos de madeira, caixas, dinossauros e muita diversão!





Esse nosso último encontro do primeiro semestre não poderia ser mais especial, encerramos com a certeza de que assim, como na brincadeira as crianças se organizaram, concentradas em formar e transformar, criar novos projetos, trocar ideias, ampliar as relações, buscar novas estratégias...seguiremos para o segundo semestre!





































É hora de recarregar as energias para voltar a todo vapor!

                                       Bom recesso!

terça-feira, 2 de julho de 2019

Uma criança a caminho do mundo...Primeiro semestre 2019


“A criança é feita de cem.

A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove...”

Loris Malaguzzi

Chegamos ao fim do semestre e percorremos um lindo caminho até aqui. As crianças brincaram, se desenvolveram, ampliaram sua visão de mundo e partilharam a vida em toda sua grandeza.
Dividimos com as famílias todo percurso através de diálogos, encontros, festas...as publicações nas nossas redes sociais foram constantes oportunizando dia a dia a possibilidade de acompanharem toda caminhada.
Nosso encontro com as famílias foi maravilho, um momento de troca de ideias e encantamento pela apreciação do trabalho realizado.
Para que possam reviver um pouquinho dessa emoção, sempre que quiserem, seguem os links dos portifólios virtuais:


BI



BII A


BII B



MGI A / B

MGII A

MGII  B
Caminhamos juntos até aqui e assim seguiremos para o próximo semestre...

“A educação é um processo social. As pessoas se educam e são educadas cotidianamente nas suas relações interpessoais, nas ações de convivência, no trabalho, no lazer, nos diálogos produzidos nos espaços públicos e privados e também nas interações com as informações a partir de diferentes tecnologias. A educação é um bem público e um valor comum a ser compartilhado por todos. Ela possibilita constituir uma vida comum nos territórios. É um direito de todos, tendo importante papel na constituição subjetiva de cada sujeito e possibilitando a participação nos grupos sociais. É pela educação que uma sociedade assegura a coesão e a equidade social, a solidariedade e, num movimento complementar, o desenvolvimento pessoal de todos e de cada um. ”
Currículo da Cidade-Educação Infantil