sexta-feira, 8 de abril de 2016

Projeto Cantos, contos e encontros

Projeto
Cantos, contos e encontros

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de  predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente. As características dos jogos simbólicos são:
  • liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
  • desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
  • ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
  • lógica própria com a realidade;
  • assimilação da realidade ao "eu".
"Imaginando oceano,
as crianças brincam na poça de água."
Carlos Novais

E hoje as interferências foram fantasias, tecidos, adereços e materiais
 não-estruturados.


























quinta-feira, 7 de abril de 2016

Contação A lenda da Mandioca

Que magia é essa que encanta?
Que magia é essa que prende a atenção e captura os olhares?
Que magia é essa que instiga a curiosidade e amplia a vontade de ouvir mais e mais?
Que magia é essa, que história é essa, que contagia...
Que, inspira e fascina?
É o dom de contar, a arte de ouvir, a magia de encantar!

E entrou por uma porta...e saiu pela outra,



Planta muito utilizada pelos índios e por outros povos, a mandioca também tem uma lenda que explica seu aparecimento.

A lenda da Mandioca
Conta-se que uma índia teve uma linda filhinha chamada Mani. A menina era muito bonita e de pele bem clara. Era amada por todos. Após um ano de vida, a pequena ficou doente. Mani parecia esconder um mistério, era uma menina muito diferente do restante das crianças, vivia sorrindo e transmitindo alegria para as pessoas da tribo. Uma bela manhã, a criança não conseguiu se levantar da rede. Toda a tribo ficou alvoroçada. A notícia chegou aos ouvidos do pajé, e este foi até a oca da família de Mani e deu ervas e bebidas à menina. Foi feito de tudo para salvá-la. Mesmo assim, nem as rezas do pajé, nem os segredos da mata virgem, nem as águas profundas e muito menos a banha de animais raros puderam evitar a morte de Mani. A menina morreu com um longo sorriso no rosto. Os pais resolveram enterrá-la na própria oca onde moravam, pois isso era costume dos índios tupis. Regaram sua cova com água, mas também com muitas lágrimas devido à saudade.

No local em que ela foi enterrada, nasceu uma bonita planta. Era escura por fora e branquinha por dentro, lembrando a cor da falecida Mani. A mãe chamou o arbusto de maniva, em homenagem à filha. Os índios passaram a utilizar a tal planta para fabricar farinha e cauim, uma bebida de gosto forte. A planta ficou conhecida então como mandioca, mistura de Mani e oca (casa de índio). Por ser tão útil, tornou-se  um símbolo de alegria e abundância para os índios – das folhas às raízes.



A contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real.                                                               (RODRIGUES, 2005, p. 4)




“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”                                                             Rubem Alves




    quem quiser que conte outra!!!


Cores e sabores/Os cinco sentidos na alimentação BII AB/C Professoras Alessandra,Regina e Gisele MG II A Professora Jani


Cores e sabores
Os  cinco sentidos na alimentação

Natureza e cultura

                                                     (Estimulação sensorial)

Objetivos:
·        Identificar de legumes por meio do tato, olfato e paladar;

·        Detectar as preferências alimentares das crianças e o sabor que mais agrada;


  • Trabalhar alguns conceitos sobre a importância, de uma alimentação saudável.

Os cinco sentidos na alimentação

Tato
Nossa pele é coberta de receptores, os dedos e a boca são os mais sensíveis. Tocar a comida permite que seu corpo a conheça melhor. Além de prazeroso, é importante para sentir texturas, consistências e definir o modo de preparo.


Visão
Comer com os olhos é a ideia! Escolher ingredientes bem coloridos, cortar em formatos diferentes, afinal, parte do prazer em comer está em se encantar com o que se vê!


Olfato
Nada melhor do que o cheiro de comida sendo preparada! O olfato é fundamental na sensação de prazer que a comida nos traz.


Audição
Desfrute dos sons! Seja nele, da crocância da beterraba crua, do chiado do refogado na panela ou do borbulhar de um cozido. Ouvir também faz parte de experiência prazerosa que a comida nos traz!



Paladar
Por fim, curtir o sabor da comida, identificar diferentes gostos que contribuíram para o sabor final.

 "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"