terça-feira, 21 de maio de 2019

Entre encontros e formigas MG I A/B professoras Valéria/Flávia e Simone/Juliana


“ Formiga é um ser tão pequeno que não aguenta nem neblina.Bernardo me ensinou: para infantilizar formigas
é só pingar um pouquinho de água no coração delas.
Achei fácil. ”
Manoel de Barros

Em um passeio pelo jardim as crianças descobriram alguns de seus moradores e ficaram curiosas, entre eles estavam as formigas e então, surgiu a oportunidade de uma pesquisa mais detalhada sobre esses bichinhos.
As professoras percebendo o interesse das crianças, planejaram uma sequência didática sobre as formigas.

Na roda de conversa, foram levantadas algumas hipóteses: onde moravam, o que comiam...na sequência, assistiram um vídeo sobre o formigueiro e algumas curiosidades sobre esse ser.




Envolver as crianças na ação educativa, como protagonistas, requer um olhar sensível e atento para as possíveis linhas de interesse sinalizadas por elas.  








As professoras apresentaram a poesia A Formiga de Vinicius de Moraes, atentos às ilustrações do livro, logo observaram como eram pequeninas as formigas, na sequência puderam desenhar e a riqueza de detalhes foi impressionante.





















Em um passeio pela escola, a brincadeira foi encontrar formigas, olhares atentos e curiosos na busca desses seres tão pequenos e importantes para natureza.





As crianças conheceram a anatomia da formiga, através de uma linda ilustração, ouviram a música A formiga, cantada por Clara Nunes e brincaram de “virar formigas”.















Massinha de modelar, galhos secos e folhas caídas das árvores, com esses materiais surgiram as mais belas formiguinhas, confeccionadas por mãozinhas habilidosas e muito criativas.












A escola deve ser um lugar de encontro com a natureza, lugar de experimentar, de sentir, de sentido, de descoberta, de significado e interesse...escola é lugar de construção do saber, de brincar e aprender!
Uma árvore e muitas flores, que enfeitam o chão e alimentam a imaginação...









Ateliê de giz, para criar e desenhar...

























A escola deve ser o lugar onde as crianças encontram a oportunidade de se envolverem em uma alegria criativa e libertadora, através de uma aprendizagem real e significativa.






















"... que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. “
Manoel de Barros