sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Cantos, contos e encontros - Jogos simbólicos



O exercício da autonomia, no jogo simbólico, é uma característica intrínseca a prática. Ao compartilhar momentos de convivência sem ter unicamente o adulto como condutor das ações, os alunos tornam-se protagonistas de sua própria aprendizagem. Por meio das brincadeiras as crianças representam o mundo em suas cabeças.

Segundo Adriana Klisys e Edi Fonseca (2008),
“A imaginação (imagem em ação), amplamente estimulada no jogo simbólico, é uma capacidade que caracteriza o ser humano, que o diferencia das demais espécies. Figuras (imagem) de super-heróis, pais, profissionais e seres fantásticos são vivenciadas na atuação da criança em seu faz-de-conta (ação).”

    Coelho e Pedrosa (1997), caracterizam o faz de conta como sendo ações de transformação (de objetos e/ou de espaços físicos) e de representações, para estas as crianças se utilizam dos meios que lhe são disponíveis, seja através de gestos (manuseando uma boneca ou um palito de picolé), seja pela sua postura (fazendo uso do próprio corpo para representar personagens que não estão presentes como por exemplo um herói de desenho japonês ou uma princesa de conto de fadas) ou ainda pelo som ou outros artifícios.
   
A partir do faz de conta, a criança aos poucos aprende a dominar e conhecer o mundo no qual vive. Junto a isso também aprende a lidar com regras, trabalha suas emoções e medos, experimenta situações de maldade, de bondade, de alegria, de tristeza, dentre tantas outras. (Cortes. et. All, 2000)
   

    Vygotsky (1998) em sua obra, nos afirma que “é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das maturações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos.”, isso significa que a criança começa a lidar com o significado das coisas, projetando nos objetos sua fantasia criativa, por exemplo, uma panela pode se tornar um tamborim, um tecido amarrado à cabeça se torna rapidamente em um cabelo comprido.E assim brincando, ela aprende a fazer, transformar e ser.

      

As tardes de sextas- feiras são muito mais animadas no CEI, as professoras de todos os grupos organizam-se, para preparar os espaços para o projeto CANTOS, CONTOS e ENCONTROS, são organizadas atividades que envolvem a todos, ora no espaço interno, ora no externo, nesses dias são preparados vários "cantinhos" e as crianças tem a liberdade de escolher onde querem brincar. A cada sexta-feira, percebemos como as crianças estão mais autônomas, participativas, criativas e  envolvidas nas atividades.



Professoras: Alessandra , Elza , ReginaJulianaK., 
Gisele,Neusa,Maria HelenaMaria José e Janileila.




















Professoras: Alessandra , Elza , Regina, Juliana K., Gisele,Neusa,Maria Helena, Maria José e Janileila.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A comemoração do aniversário é sempre um momento especial. No dia 31 de agosto comemoramos o aniversário da Emanuelly. As crianças auxiliaram na preparação do bolo e esperaram ansiosas pelo parabéns.






Comemoração do Aniversário da Emanuelly

Professora: Aglaê

FOLCLORE...
A maior manifestação da cultura e tradição de um povo.

CONTAR HISTÓRIAS, APRENDER AS MÚSICAS E DANÇAS LEVA A CRIANÇA A PENETRAR NO SIGNIFICADO DESSAS CULTURAS. Cada povo tem sua identidade, sua marca cultural divulgada por suas histórias, seus contos e suas tradições na música e na dança. A diversidade cultural brasileira, constituída por povos vindos de países europeus, americanos, asiáticos e latino-americanos, pode ser compreendida quando se conhece as histórias de cada povo, suas músicas e danças. É muito mais fácil para uma criança pequena compreender a vida de diferentes povos que vivem em ambientes diferentes como na floresta, no deserto, na neve, nas cidades ou na zona rural, por meio dos contos, de suas músicas e suas danças.”

Referência Bibliográfica
Brinquedos e Brincadeiras de Creches
Manual de Orientação Pedagógica
Ministério da Educação


O mês de agosto chegou ao fim, mas com certeza deixou a lembrança de momentos inesquecíveis, repletos de conhecimento sempre aliado ao lúdico.
Conhecer a cultura e tradição de um povo contribui na formação de cidadãos conscientes, que valorizam a diversidade, conhecem seus deveres para a construção de uma sociedade justa, na qual todos possuem os mesmos direitos.
Venham conosco nesta viagem de descobertas e diversão!

DESCOBRINDO AS LENDAS E PERSONAGENS FOLCLÓRICOS

Segundo a lenda, o Boitatá é uma grande cobra de fogo que ajuda a proteger as matas e os animais que nela vivem. Depois de conhecer o personagem, as crianças realizaram a construção de uma cobra gigante confeccionada com tecido e espuma.


Mas faltava alguma coisa nessa cobra...
Ahhh! Labaredas de fogo... Então mãos a obra! 




A lenda da Iara nos conta sobre uma linda sereia que vive nos rios e encanta os homens quando canta.
E para conhecer ainda melhor essa personagem, que tal juntarmos toda a turma do CEI para vivenciarmos mais essa história?




A infância é a fase de maiores descobertas de nossas vidas. É através das brincadeiras que aprendemos a compartilhar, a respeitar e entender regras.
Quem não se lembra das brincadeiras de esconde-esconde, barra manteiga, amarelinha? O barangandão também faz parte da cultura brasileira e nossos pequenos se divertiram muito com a brincadeira.





Quem não conhece a fama do Curupira? Um menino com cabelos de fogo e os pés virados para trás, que ninguém sabe se está vindo ou indo. Protetor das florestas e animaizinhos. Será que dá pra saber quem está indo ou voltando no papel repleto de pezinhos carimbados pelas crianças? Confira mais essa divertida brincadeira.





O Saci é, com certeza, um dos personagens folclóricos mais conhecidos pelas crianças. Menino arteiro e esperto que divertiu a criançada do CEI com várias brincadeiras. Quem consegue encontrar a carapuça do Saci?






Fica a dica:

Você pode conhecer muito mais sobre os personagens das lendas folclóricas assistindo à série “Juro que vi”. São vídeos divertidos com lindas imagens que ilustram nosso folclore maravilhosamente.

Clique no link e divirta-se!