domingo, 16 de fevereiro de 2020

Novos rumos, novos tempos, novos sonhos...entre começos e recomeços, 2020 chegou!



O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço!
Para alguns um começo, para outros um recomeço, mudanças na vida das crianças são constantes, a cada dia uma nova transformação e lidar com o novo nem sempre é fácil e pode gerar insegurança e ansiedade.
Os primeiros dias no CEI nem sempre são fáceis para os pequenos, conhecer e conviver com novas pessoas, lidar com a ausência dos familiares,  o desafio de descobrir um novo mundo vem acompanhado de um turbilhão de sensações e sentimentos.









A comunidade escolar tem como principal objetivo acolher a criança e fazerem-na sentir-se bem, entender as dificuldades de cada uma e buscar caminhos que levem ao bem-estar e segurança, para que isso aconteça a parceria com a família é essencial durante todo processo.














Esse “início” é a primeira etapa para a construção de relações afetivas com o CEI, para que conheçam o novo espaço, tornem-se familiarizadas e pertencentes a ele, assim como as crianças, as famílias com suas diversas configurações, necessidades e perspectivas também são acolhidas com carinho.







 As famílias fazem parte do processo e tem a liberdade de participarem de cada nova experiência, tendo como benefício a ampliação dos vínculos sociais, sendo envolvidas em uma rotina organizada e atrativa, buscando proporcionar às crianças experiências positivas, para que se sintam valorizadas e especiais.





Tudo é preparado com dedicação e respeito, considerando sempre as necessidades dos pequenos, os espaços são criados para envolver, encantar e acolher, o que acontece durante todo o ano letivo.


Nosso maior objetivo não é fazer com que as crianças “se adaptem” ao ambiente, mas sim, que  sintam-se parte dele, que tenham liberdade de expressar suas emoções e sejam respeitadas no seu tempo, acolher não tem um prazo pré-determinado ou um “script” a seguir, acolher é envolver a criança em um abraço longo e contínuo, do  primeiro ao último dia no CEI.















 O acolhimento é o pilar para a construção de uma relação de parceria entre família e o CEI, além de constituir-se como elemento fundamental na rotina pedagógica em diferentes contextos, espaços e tempos.



















































As ações são planejadas para construir uma boa relação com as crianças e famílias, nossas parceiras no processo educativo. 
 



  




  




  

     



  











“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
Antoine de Saint-Exupéry