quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Pintura Mágica - MG I A B II C Professoras Jani e Gisele



    Pintura mágica

“De acordo com os RCNEI, (1998):
as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmos, dos outros e do meio em que vivem. “
(BRASIL, 1998, p.15)

A arte na educação infantil, favorece a  formação de um  ser criativo e reflexivo que possa relacionar-se como pessoa, permeia nossas vidas, nos encoraja a dialogar com o mundo, nos permite refletir sobre nós mesmos, ensina a criança a valorizar o trabalho do outro respeitando assim a diversidade cultural.
  Pintura mágica
Buscar atividades e vivências atrativas é sempre um desafio, as crianças são inspiradoras e nosso objetivo é  proporcionar momentos de aprendizagem interessantes e prazerosos, a criança cria, transforma e aprende.A atividade de hoje foi :
pintura mágica.


Materiais:
· Cartolinas (previamente preparadas com colagem de fita crepe)
· Rolinhos
· Tintas coloridas








Após a pintura, as educadoras retiraram as fitas e apresentaram  a “arte transformada”.




“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.” 


Pablo Picasso

Brincar, criar e aprender! MG II B Professora Valéria


Brincar, criar e aprender!
“Histórias africanas para contar e recontar. ”


A mata escura, as crianças em volta da fogueira. O céu estrelado. É hora de ouvir histórias. Conduzidos pelas palavras de Rogério Andrade Barbosa, ingressamos no universo mágico dos contos africanos.

Hoje foi realizada a leitura da história:





Na sequência, os pequenos foram para o Bosque brincar com o repertório da história, alguns eram os gatos e outros os macacos.

 Vejam só que delícia é  poder criar, brincar e aprender!




É preciso pensar em um currículo com atividades lúdicas que atuem em todas as áreas de aprendizagem, as experiências vividas na escola viabilizam a   forma como as crianças irão sentir, pensar, agir e resolver conflitos. 

Aprender brincando é uma rica forma de aprendizagem.




“Criança
O único sentimento puro.
O único sorriso natural.
A única voz sem censura.
A única riqueza que não faz mal! ”
                   

Maria Izabel da Silva Thomáz

Teatro João e Maria


Teatro
João e Maria

“Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem, surge a dimensão educativa. Desde que mantida as condições para a expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para brincar, o educador está potencializando as situações de aprendizagem. ”
 (Kishimoto, 1996, p.36)







A prática pedagógica na educação infantil, deve considerar o teatro como um aliado, que contribui para o desenvolvimento das crianças, proporcionando novas experiências.


Neste  sentido,  os jogos teatrais como prática na escola contribuem para formação de sujeitos autônomos, mediados pelo pensamento dramático e pelas experiências de grupo.




Essa semana, as professoras do período matutino, fizeram a representação da história de João e Maria, sempre com a delicadeza de apresentar antecipadamente as personagens, “assustadoras” como a bruxa, a professora passa nas salas mostra a fantasia , deixa que interajam e assim, mais uma vez o encantamento se fez presente!



“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! “

domingo, 9 de outubro de 2016

"NO MUNDO DA FANTASIA"
MINI GRUPO II B
PROFESSORAS VALÉRIA E SIMONE


A fantasia e a curiosidade povoam o mundo infantil.
De onde será que surge esse entusiasmo pela vida? Como nasce a vontade de descobrir o mundo?


E ficamos nós adultos, tentando descobrir algo que todos conhecemos, afinal, todos já fomos crianças...



Em uma tarde, durante uma conversa com os coleguinhas, Rebecca disse que queria que seu pai trouxesse a sua escada de trabalhar para que ela pudesse subir até as nuvens e comê-las porque elas pareciam de algodão doce.


Imaginamos então no nosso mundo de crianças crescidas quantas possibilidades de alcançar os sonhos de cada um usando uma escada mágica.

Foi a hora então de estender o papo com o grupinho e quantas coisas lindas os sonhos de uma criança pode revelar...




"EU SUBIRIA ATÉ AS NUVENS E DEITARIA NELAS!"


"EU PEGARIA AMORAS, MAÇÃS, BANANAS E LARANJAS!"



E depois que as crianças compartilharam os seus desejos mágicos, foi a hora de expressar esses desejos naquilo que eles adoram... no desenho, usando papel, palitos, muitas cores e toda a imaginação que cabe em uma criança feliz!

  

Semana da criança - Festa no parque

Semana da criança
“As crianças não brincam de brincar, brincam de verdade. ”
Mário Quintana



Festa no parque
A alegria deve ser o motor que impulsiona a vida das crianças. Proporcionar momentos alegres é um dos nossos objetivos. As comemorações da Semana da Criança continuam, celebrar o dia da criança, é relembrar a infância de cada um e pensar na pureza que existe nelas e que os adultos esquecem diante da correria e dos atropelos da vida. 




Nessa sexta-feira, os pequenos foram presenteados com uma linda festa, com direito a castelo inflável, cama elástica, pula-pula e muita animação, em um dia organizado especialmente para diversão! Como sempre, tivemos o apoio das famílias para que nossa festa fosse um sucesso. Preparamos um dia especial, uma mesa linda e colorida, muitas frutas saborosas e um deliciosos bolo de chocolate!







As crianças, a cada dia estão mais autônomas, nos surpreende o quanto estão tranquilas durante as festividades, escolhem o lugar que querem brincar, aceitam bem o cardápio saudável, ajudam uns aos outros, em um misto de amizade e aprendizado, nossos dias são luminosos e o encantamento paira no ar.






Nosso desejo é que as crianças tenham o que precisam para viver bem e que sejam sempre  felizes!

 



“Nossos dias são preciosos, mas com alegria os vemos passando se no seu lugar encontramos uma coisa mais preciosa crescendo: uma planta rara e exótica, deleite de um coração jardineiro, uma criança que estamos ensinando, um livrinho que estamos escrevendo. "

Rückert