segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Mudanças, a gente planta na infância! Cultivando lavanda professoras Alessandra, Simone e Valéria



“Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores. ”
Provérbio Chinês

Cultivar a infância é semear a vida, sabemos da importância de respeitarmos e valorizarmos a natureza, desde pequenas as crianças devem ser inseridas nessa relação de comprometimento e troca, se apropriando da responsabilidade sustentável, o planeta é de todos.
Pequenas ações transformam algo simples em essencial, o cultivo de lavanda pelos pequenos dos MGI A e B,  foram mais que experiências  pedagógicas, foram vivências para vida, nessa relação com elementos naturais elas aprenderam a semear: mudas, sementes, plantas, sonhos e conhecimento!

  É mais que embelezar o jardim do CEI, essas ações transformam nossos pequeninos em pessoas comprometidas com uma sociedade  sustentável, são a semente de um futuro melhor!
Tudo começou no primeiro semestre com o plantio das mudas acompanhados pela professora Alessandra, depois que brotaram e perfumaram nossos canteiros, chegou a hora de replantar as mudas e foi o que fizeram, orientados pelas professoras Simone e Valéria, colocadas em lindos vasinhos as lavandas  ornamentaram nosso jardim na entrada do Cei.

































lavanda  (Lavandula angustifolia) é uma planta nativa da região mediterrânea, muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, muito utilizado em perfumaria e produtos de higiene. Também é apreciada como planta ornamental em jardins, suas flores são uma boa fonte de alimentos para abelhas e o mel produzido a partir de seu néctar é considerado como sendo de excelente qualidade.


“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
Se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
Se não houver folhas, valeu a intenção da semente. ”
Henfil