sábado, 23 de abril de 2016

Parque sonoro

Parque sonoro

Linguagem Musical

A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo, afetivo e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. 

Objetivos:
   
   Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções musicais.

Dando continuidade ao projeto Cantos e Encontros, a tarde de hoje foi bastante animada ao som do “Parque sonoro”. O espaço foi preparado com várias interferências:
·    varal de garrafas
·    “violão de caixas”
·     rebolo
·     sinos ...

As crianças, logo perceberam a dinâmica e a festa começou, a exploração foi divertida e barulhenta!





A alegria demonstrada pelas crianças quando estão produzindo som revela que tal atitude é da ordem do prazer e da emoção, quando a criança descobre que pode produzir som, ela começa tomar consciência que tal atitude provoca sintonias e interferências de caráter intra e interpessoal bem como, uma interação social. Através da vivência  buscamos  propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral da criança.





John Dewey (1954) já alertava para importância da descoberta sonora pelas crianças, quando disse que
“mesmo uma criancinha que esteja interessada em bater em um prato, com uma colher, não está empenhada somente em uma reação de excitação momentânea. O choque entre a colher e o prato produz certo som, que a criancinha acompanha, interessando-se por ele, justamente porque é o resultado de sua pancada na louça, e não um resultado indiferente”
(p.33)







“...Mas, quando falo dessas pequenas felicidades, certas que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.”

quarta-feira, 20 de abril de 2016


ATIVIDADE COM BEXIGAS E ÁGUA COLORIDA

BERÇÁRIO II A/B
Professoras Alessandra e Regina

Fazer arte é como olhar o mundo com olhos cheios de cores, de alegria e curiosidade. Nossa proposta de arte é proporcionar às crianças  a oportunidade de vivenciar momentos nos quais tudo a sua volta seja elemento de criação, o tecido fixado na grade, o chão, o próprio corpo.
Aqui nossos pequenos usaram bexigas cheias de água e tinta guache como pincel. E como gostaram! A diversão foi tão grande que quando acabou deixou um gostinho de "queremos mais". Muito mais!

Objetivos

 Desenvolvimento da coordenação motora;
Explorar texturas;
Manusear  ferramentas e materiais diferenciados;
Desenvolver a criatividade e curiosidade.


 Brincar com bexigas já é muito divertido. Imagine se ela estiver cheia de outras possibilidades???
 Ah... e essas cores todas no tecido? Umas sobre as outras... até parece o céu de uma história encantada.
Mas será que as cores só ficam bem no tecido? Opa... acho que cores ficam lindas em todos os lugares!
 “Vejo nas entrelinhas tudo aquilo que não é nada. Procuro sentir o sublime entre as crianças. A narrativa sublime é como uma música que preenche o ambiente e depois desaparece”.
Anna Marie Holm
Baby-Art: Os primeiros passos com a arte 
 Tudo vira uma grande brincadeira!!!

 "A CRIANÇA PEQUENA DEVE TOCAR E SENTIR OS MATERIAIS. A CRIANÇA APRENDE ATRAVÉS DOS SENTIDOS, TUDO É NOVIDADE."
Anna Marie Holm
Baby-Art: Os primeiros passos com a arte 
 E como é bom compartilhar esses momentos com  os coleguinhas...


VIVER COM ALEGRIA É MAIOR EXPRESSÃO DE ARTE QUE PODEMOS CRIAR!!!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Brincadeiras com água Professoras Jani MG I A Gisele B II C

Brincadeiras com água
Professoras
Jani MG I A
Gisele  B II C


  •       Estreitar os vínculos com o grupo, por meio de brincadeiras na água;

  •       Descobrir mais sobre seu corpo e as possibilidades de movimentos.


Que lugar é esse onde posso brincar?
Que lugar é esse que posso aprender... brincando?
Que lugar é esse onde em um dia ensolarado, posso me refrescar?
Que lugar é esse que posso ser criança?
Que lugar é esse que posso ser feliz?
Não quero sair desse lugar, é aqui que quero ficar!



"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros.
 Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.