sábado, 10 de outubro de 2015

SEMANA DA CRIANÇA - AQUI SOMOS FELIZES!

As equipes: Gestora, Técnica , Docente e as Famílias, reuniram-se e organizaram uma  divertida semana para nossas crianças, onde  a magia do Faz de Conta e das Brincadeiras envolveram a todos! Para que possam dividir conosco essa alegria, publicaremos alguns momentos, mas seria impossível registrar a felicidade e o brilho nos olhos dos pequenos,  a cada nova atividade, mas observem os sorrisos,as feições de encantamento, a plenitude da infância, em sua essência!



  • oficina de dobraduras
  • tarde do sorvete
  • brinquedos: cama elástica, pula-pula e tobogã 
  • desfile de fantasias
  • baile encantado
  • festa
Brincando a criança procura satisfazer seus desejos irrealizáveis e através de um mundo imaginável consegue concretizá-los.

Se é brincando que a criança expressa e reelabora suas percepções de mundo, é preciso criar espaços para que ela possa vivenciar tal experiência. O brincar é considerado uma atividade social e cultural, e este espaço deve ser construído para e pela criança. O brincar não pode ser pensado nas instituições de educação infantil como uma atividade de descanso entre uma atividade dirigida ou outra. É muito mais do que isso. O brincar deve estar integrado na proposta pedagógica da escola. 

O primeiro dia, a chegada...











Tarde do sorvete


 CEI VEREADOR JOSÉ GOMES
 LUGAR DE CRIANÇAS FELIZES!!
Brinquedões











Para Vygotsky (1984), “não há uma fronteira fechada entre a fantasia e a realidade." Ele defende que existem diferentes formas de vinculação entre estas esferas da vida humana.

A fantasia, de certa forma, fortalece o ego infantil.E recebemos, fadas,princesas,bruxas, super-heróis... entre, a fantasia e a realidade, permaneceu a FELICIDADE!!

Desfile de fantasias




Ao se fantasiar, além de se divertir e incentivar a criatividade, a criança tem a chance de se sentir diferente, de experimentar outras linguagens, de incorporar personagens e suas habilidades. E com isso enfrentar obstáculos , medos e resolver conflitos internos e externos. Ela se sente mais forte, segura e pode ter a coragem de expressar melhor seus sentimentos.










"Esse mundo mágico entra em cena justamente no momento em que enfrentar a realidade é, muitas vezes, difícil. É muito mais fácil projetar sentimentos em super-heróis, bruxas e todo tipo de personagem. Essa fase é normal e importante, pois auxilia a criança a lidar com situações do dia a dia de forma positiva para o seu desenvolvimento", diz Ricardo Halpern, presidente do Departamento de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria.










O uso da fantasia apresenta muitas vantagens para a criança, além da função que cumpre, em seu desenvolvimento natural e em seu amadurecimento:


  • favorece a criatividade, a imaginação e a sensibilidade.
  • facilita a capacidade de se entreter e não se entediar.
  • favorece a inteligência, por se tratar de um exercício intelectual em todos os sentidos.
Baile encantado



Segundo Biscoli (2005) ao deixarmos a criança se expressar respeitando sua individualidade, linguagem e imaginação, valorizamos sua autoestima. Sendo assim, é pensar em uma educação que priorize a sensibilidade e respeite os processos criativos da criança.

Dia de Festa e Alegria


Snyders (1993: 42) citando Emmanuel Kant, que diz:



“Um coração alegre é o único capaz de sentir satisfação ao fazer o bem”

e continua citando o  provérbio inglês:


"O que interessa na vida é ser feliz!
 O lugar de ser feliz é aqui!
A hora de ser feliz é agora!"



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

DIVERSIDADE... A IDENTIDADE DE UM POVO!

Imagine um mundo tão diverso e quanto há para se conhecer. O Brasil é assim: um país repleto de diversidade, rico em cultura, com tanto para se descobrir.
E para mostrar um pouquinho desse país tão maravilhoso é que as Professoras Gisele e Janileila promoveram um churrasco com as turmas do Mini Grupo I  A e Mini Grupo II B com a finalidade de conhecer um pouquinho da culinária do Sul do Brasil.

"O ensino da cultura popular para as crianças é muito importante e enriquecedor – ainda mais com uma cultura tão rica e diversificada como a brasileira. Mostrar aos pequenos nossas danças, nossa música, nosso folclore, comidas típicas, festas e sotaques fará deles cidadãos que conhecem e sabem lidar com as diferenças de seu povo.'