“Bendito
aquele que semeia livros e faz o povo pensar. ”
Castro Alves
A
leitura deve ser considerada fator de desenvolvimento social e cultural, isso
implica a necessidade da formação do leitor e para que aconteça
precisamos colocá-lo em situações de aprendizagem onde possa interagir
com os textos nos suportes em que aparecem nas práticas sociais.
Desenvolver o gosto pela
leitura na educação infantil é fundamental para que as crianças
reconheçam sua importância e seu objetivo.
É preciso que seja uma prática
que possibilite experiências prazerosas, uma vez que entrarão em contato
com diversos gêneros e portadores textuais desenvolvendo assim, o interesse
pelos livros, bem como o comportamento leitor.
A autonomia deve ser
desenvolvida em todas as ações educativas, devemos dar às crianças
oportunidades de escolher o que “querem ler”, de se expressar a respeito do que
foi lido e de compartilhar com o outro o que leram.
As sessões simultâneas de
leitura ocorrem com frequência em nosso CEI, dando
a liberdade de escolha de acordo com interesse e preferência das crianças.
São selecionados livros e
produzidas resenhas para apresentar às crianças através de cartazes, são
orientadas a fazerem a inscrição na sessão da qual desejam participar, colando
etiquetas com seu nome.
As rodas de leitura acontecem
ao mesmo tempo, envolvendo crianças de diferentes agrupamentos, de acordo com o
interesse na história que será lida.
Depois, quando retornam para
suas salas, as crianças discutem, comentam e indicam as diferentes obras para
os colegas. Dessa maneira, têm a oportunidade de experimentar comportamentos
leitores diversos.
As sessões simultâneas favorecem:
· Envolvimento
da equipe escolar em um projeto de fomento à leitura;
· Troca
opiniões, discussão e interpretações sobre aspectos das histórias;
· Valorização
da leitura como uma fonte de conhecimento e entretenimento;
· Desenvolvimento
de critérios de escolha/autonomia.
“Os livros são o tesouro precioso do
mundo e a digna herança das gerações e nações. ”
Henry David
Thoreau