sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sessões simultâneas de leitura


“Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. ”
Castro Alves

A leitura deve ser considerada fator de desenvolvimento social e cultural, isso implica a necessidade da formação do leitor e  para que aconteça  precisamos colocá-lo em situações de aprendizagem onde possa interagir com os textos nos suportes em que aparecem nas práticas sociais.



Desenvolver o gosto pela leitura na educação infantil é  fundamental  para que as crianças reconheçam sua importância e seu objetivo.




É preciso que seja uma prática que possibilite experiências prazerosas, uma vez que entrarão em  contato com diversos gêneros e portadores textuais desenvolvendo assim, o interesse pelos livros, bem como o comportamento leitor.  






A autonomia deve ser desenvolvida em todas as ações educativas, devemos dar às crianças oportunidades de escolher o que “querem ler”, de se expressar a respeito do que foi lido e de compartilhar com o outro o que leram.



As sessões simultâneas de leitura ocorrem com frequência em nosso CEI, dando a liberdade de escolha de acordo com interesse e preferência das crianças.
São selecionados livros e produzidas resenhas para apresentar às crianças através de cartazes, são orientadas a fazerem a inscrição na sessão da qual desejam participar, colando etiquetas com seu nome.

As rodas de leitura acontecem ao mesmo tempo, envolvendo crianças de diferentes agrupamentos, de acordo com o interesse na história que será lida.

Depois, quando retornam para suas salas, as crianças discutem, comentam e indicam as diferentes obras para os colegas. Dessa maneira, têm a oportunidade de experimentar comportamentos leitores diversos.






As sessões simultâneas favorecem:
·         Envolvimento da equipe escolar em um projeto de fomento à leitura;
·         Troca opiniões, discussão e interpretações sobre aspectos das histórias;
·         Valorização da leitura como uma fonte de conhecimento e entretenimento;
·         Desenvolvimento de critérios de escolha/autonomia.



“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações. ”

Henry David Thoreau