sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Brincando de ser feliz! MG I B/C professoras Grês e Andrea


Coisa boa é uma simples mangueira virar brinquedo e alegrar as tardes quentes.


Vivências simples, muitas vezes transformam-se em brincadeiras cheias de afeto, dando novos significados ao ato de brincar.





O brincar pode estar em qualquer lugar com um pouquinho de imaginação, um pote vazio, um graveto, folhas caídas das árvores ou até mesmo as mãos e pés viram brinquedo.







Transformar os espaços, criando novas formas para as crianças explorarem, por meio dos cheiros, do toque, do olhar, os envolvendo da cabeça aos pés, mais que brincadeiras sensoriais, estaremos estimulando o convívio e a criatividade.









Em uma tarde ensolarada, um simples banho de mangueira pode se transformar em algo mágico!




“Cresci brincando no chão, entre formigas. 
De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação. “

                                                                                             Manoel de Barros


terça-feira, 13 de novembro de 2018

Passeio ao Zoológico - 2018



“Há sentimentos que a linguagem não expressa, e há emoções que as palavras não sabem traduzir. “
Mário Quintana

Os passeios são eventos pedagógicos fundamentais,   a integração com as vivências desenvolvidas  consolida o aprendizado .


















































As crianças constroem expectativas, desenvolvem a autonomia, o trabalho em equipe, aguardando com ansiedade.













































Esses momentos não são apenas diversão, mas sim, valiosas oportunidades de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças  levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos e vivenciem na prática o que aprenderam.










































Nosso maior desafio  é atingir tais expectativas, realizando uma saída lúdica, dinâmica e vivencial.







Passeio ao Zoológico 2018











“Poucas experiências são tão significativas para adultos e crianças quanto uma visita ao Zoológico. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza. Aproximadamente 10% da população do mundo visita um zoológico ou aquário a cada ano. Desde sua abertura em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 85 milhões de visitantes.
O Zoológico de São Paulo abriu suas portas em 1958, com pouco mais de 400 animais. Hoje, a população de animais do Zoo é de mais de 3.200 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados.
O Zoo mantém animais raros como os orangotangos, o gavial da Malásia, os rinocerontes-brancos, a ararinha-azul-de-lear, dentre outras espécies. Por estar inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Zoológico de São Paulo, também abriga espécies nativas da Mata Atlântica como bugios, bichos-preguiça, tatu, tucanos-de-bico-verde, etc.”


 Esse ano além do passeio ao Zoo realizado por todos agrupamentos, as crianças do MGII visitaram o Mundo dos Dinossauros, como fechamento do projeto desenvolvido durante o semestre pelas professoras, essa experiência interdisciplinar integra as diversas áreas do conhecimento a fim de proporcionar uma aprendizagem mais ampla, permitindo que façam conexões entre os assuntos trabalhados.












 O interesse pelos dinossauros partiu das crianças durante as brincadeiras, as professoras com um olhar atento observaram uma especial forma de desenvolver o tema.




















































As saídas pedagógicas ampliam o repertório cultural  além dos muros da escola,  fator importante para a  formação integral da criança.































Deixamos aqui registrado nosso agradecimento aos familiares pela confiança em nós depositada!

















“Resta, quanto tempo? Não sei.
O relógio da vida não tem ponteiros.
Só se ouve o tic-tac…
Só posso dizer: “Carpe Diem” colha o dia como um fruto saboroso... “
 Rubem Alves