domingo, 29 de maio de 2016

Semana Mundial do Brincar

Semana Mundial do Brincar

O que é a Semana Mundial do Brincar?
Uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil. São manhãs e tardes de brincadeiras, realizados graças a uma série de articulações.





Objetivo
Contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação e compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.



















Crianças precisam se mover, navegar na imaginação, criar, transformar... crianças precisam brincar! E esse brincar, só traz benefícios em todos os níveis: fisiológicos, emocionais, comportamentais e cognitivos, assim:
  •  Regula o humor e ansiedade.
  • Promove atenção, aprendizagem e memória.
  • Reduz o stress, favorecendo a calma neuronal, bem-estar e felicidade.
  • Amplia a sua motivação física, graças à qual os músculos reagem impulsionando-as a brincar.
  • Promove um estado ótimo de imaginação e criatividade, ajudando-as a apreciar a fantasia do que as rodeia.






Em nosso CEI o brincar, desenvolve um papel fundamental, nossos planejamentos e ações são pautados, na Pedagogia do Encantamento, a criança que brinca envolve-se em um misto de felicidade e aprendizado. Ela através, da brincadeira consegue aflorar todos seu sentimentos e emoções, ela se descobre enquanto pessoa, ela transfora e é transformada. Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina. Enfim, brincar é, por excelência, a linguagem da infância que interpreta as coisas do mundo.





“As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade.”