quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Releituras Obras Ivan Cruz MG II A Professora Sabrina



“ Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. “
George Bernard Shaw

"O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras, passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais..."
Hoje mostraremos um pouquinho do trabalho desenvolvido com pela professora Sabrina com a turma MG II A  em algumas releituras/brincadeiras:

Soltando Balão









Durante a roda de conversa, a educadora explicou que a prática de “soltar balões” deve ser, apenas, uma brincadeira, com alternativas seguras, uma vez, que é proibido soltá-los como antigamente.

Brincadeira de roda



Amarelinha

Olha a mãe da Maria Helena, ensinando os pequenos a pular!


Peteca




 Brincadeira de Roda




” ... Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom... “
(Grupo musical Molejo)


Mão na massa ou melhor, mão na argila! BII A/B/C MG I A Professoras Alessandra/Regina Gisele e Jani

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas. “
Johann Goethe

Assim como a arte e os artistas, as crianças pequenas observam e atuam no mundo com curiosidade, sem os padrões pré-determinados, oferecer uma variedade de opções é essencial para o seu desenvolvimento, então, que tal preparar uma vivência com  materiais alternativos e imensamente ricos no que se refere a sua exploração? Gravetos, sementes, imaginação e argila!





Dar forma à argila propicia uma experiência riquíssima para as crianças.
 Por ser um material maleável, permite a exploração tátil para a estruturação de formas, sendo um excelente meio de estimular a criatividade.








A modelagem favorece o jogo simbólico, pois as crianças dão significados às formas que elaboram e as modificam à medida que trabalham com a argila.







Dessa maneira, permite-se que os pequenos tenham um maior contato com os sentidos, principalmente o tato e a visão, liberem seus movimentos e desenvolvam a percepção e a psicomotricidade, fatores importantes na sua formação.







 Ao trabalhar com a argila, vale bater, enrolar, furar, torcer, beliscar, amassar, puxar ou alisar com os dedos molhados. 

Alguns objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina
Estimular a criatividade e a concentração
Permitir a exploração tátil
Chamar a atenção das crianças para formas e texturas









       




“ Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa 
dentro de si. “
Galileu Galilei