quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Hoje é dia de Festa – Aniversariantes Novembro


A magia da Festa começa aqui!

"...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós".
Manoel de Barros

As comemorações de aniversário no CEI vão além de simples festas, são momentos mágicos preparados com carinho para que nossas crianças sintam o quanto são especiais. Mas, porque será que é tão importante comemorar o aniversário das crianças? Já pararam para pensar como é que as crianças entendem essas comemorações?
Além de delicioso ter amigos a sua volta, de se sentir amado, fazendo tudo de mais gostoso juntos, a comemoração é importante para o desenvolvimento infantil uma vez que a criança entende o marco da festa como “ficar mais velha”, a passagem do ano. É através da festa que entendem que entraram em outra idade, e aí possibilitamos a elas a oportunidade de crescimento. 

Esse mês a comemoração aconteceu no período vespertino, sempre buscamos envolver os pequenos em alguma vivência especial para festa e dessa vez foi o preparo de “sorvetes”, com sucos e pedaços de frutas, as crianças tiveram a oportunidade de participar de uma gostosa culinária, a festa aconteceu no Bosque Encantado com direito a “churrasco de frango”, pãozinho grelhado e muito suco natural, que delícia!





Os sorvetinhos foram distribuídos em uma charmosa “Barraca do sorvete”, que tarde agradável, todos envolvidos em uma rica experiência!



























E as crianças ainda tiveram uma surpresa, ao encontrarem mais uma linda Lagarta passeando pelo Bosque!





“O que importa nessa vida são os afetos. 
O resto é cenário. ”

Marcelo Predebon



Mês que vem tem mais...

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Metamorfose da Borboleta - MG II A - Professora Valéria

"Borboleta é pétala que voa."
Clarice Lispector

Em uma tarde especial, as crianças do CEI, em especial do MG II B tiveram uma bela surpresa, foram presenteadas pela professora Valéria com um pé de Manacá- de-Cheiro que veio acompanhado de algumas ilustres moradoras as lagartas, o encantamento das crianças foi emocionante, tagarelas não pararam de falar sobre os bichinhos, a Mariana batizou uma delas com o nome de Maria Viola, rsrsrs, para contextualizar a professora Valéria levou os pequenos, para verem o relato do processo de metamorfose de uma lagarta em um pé de Manacá, registrado passo a passo, em um blog na internet, eles ficaram maravilhados com a possibilidade de verem a transformação  de perto, quiseram tocar, sentir, observar os bichinhos comer e até “fazer cocô”  pequenas bolinhas verdes, a professora explicou o cuidado que se deve ter e que nem todas as lagartas podem ser tocadas, que é sempre necessário a observação de um adulto, foi difícil conseguir afastá-los da árvore com essa vivência poderão refletir sobre o funcionamento da natureza e a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas, ampliar seus conhecimentos, rever e reformular as explicações que possuem sobre eles e quanto aprendizado ainda está por vir!






O Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é um arbusto lenhoso da família das Solanaceaes, era presença certa nos quintais das casas das vovós do início do século 20, além de disseminar seu odor característico, o Manacá é conhecido por atrair borboletas, a “Borboleta do Manacá(Methona themisto), que se desenvolve exclusivamente nas folhas dessa planta.
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulta.





A borboleta fêmea adulta coloca seus ovos normalmente nas folhas de uma planta, que geralmente serão utilizadas como alimento quando esses insetos nascerem.



As borboletas ficam atentas para a textura da folha para garantir que ela não irá se quebrar após a postura dos ovos. Os ovos demoram cerca de 5 a 15 dias para eclodir, dependendo da espécie, e liberar as larvas, conhecidas popularmente como lagartas.



As lagartas apresentam um corpo alongado e cilíndrico, com cores variadas durante essa fase da vida, esses animais alimentam-se intensamente das folhas de vegetais.
É dessas folhas que a lagarta tira seus nutrientes e a água de que precisa para sobreviver. A borboleta fica na forma de lagarta de 1 a 8 meses, aproximadamente, dependendo da espécie.
Durante o estágio de lagarta, ocorrem várias mudanças de pele enquanto o animal cresce, geralmente de cinco a oito mudanças.
Depois de algum tempo, a lagarta prende-se pela porção posterior de seu corpo através de fios de seda e inicia-se a formação da crisálida um estágio imóvel, em que o animal sobrevive graças às reservas nutritivas acumuladas na fase de lagarta.




Você sabia que a cor da lagarta não determina a cor da borboleta adulta? Dessa forma, se a lagarta é verde, a borboleta não será necessariamente verde. A coloração na fase adulta é determinada por fatores genéticos.
Objetivos:
  • Aproximar as crianças dos fenômenos da natureza, sendo um desses a metamorfose da borboleta.
  •  Aprimorar seus conhecimentos sobre a vida dos animais.
  • Investigar a vida das borboletas;
  • Identificar as características e seu o ambiente;
  • Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente;
  • Identificar as etapas de transformação de uma borboleta.


Foi uma rica experiência, todas as crianças do CEI puderem apreciar as lagartas e terão a oportunidade de acompanhar todo processo de Metamorfose.

“Disse a flor para o pequeno príncipe:
 é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. “
Antoine de Saint-Exupéry