sexta-feira, 29 de abril de 2016

Churrasco no bosque/Aniversariantes mês de Abril


A escola é um espaço de interação, aprendizado, convívio, solidariedade, participação, onde as crianças desenvolvem suas potencialidades e constroem conhecimento.
O que acontece na infância não fica na infância, a gente leva para vida, logo, é nossa responsabilidade incentivar, valorizar e favorecer uma infância plena e feliz! E quando pensamos em como garantir que isso aconteça, nos vemos na busca constante de mecanismos que facilitem, trilhar por esse caminho. A festa de aniversariantes do mês de Abril, foi preparada com carinho, as crianças foram presenteadas com um gostoso Churrasco! Em um divertido momento de integração, todos agrupamentos, (desde os berçários) participaram da celebração, com direito a frutas frescas e saborosas, pãezinhos  assados,espetinhos de frango e um delicioso bolo de chocolate com brigadeiro, essa divertida bagunça, aconteceu em nosso Bosque, foi uma tarde muito animada! Memórias felizes, são como sementes do bem, semeai sementes do bem e assim colherás só  coisas boas para o futuro!
“A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.”
                                                            Rubem Alves


























terça-feira, 26 de abril de 2016

Pintura carimbo com os pés MG I A Professora Jani

Pintura carimbo com os pés
MG I A
Professora Jani
“Mas as crianças não pensam que isso seja uma experiência artística. Pensam que é uma brincadeira. Eu não sei se é brincadeira, se é trabalho, se é pesquisa, ou se é arte.
Anna Marie Holm


Explorar, sujar, sentir com os pés, a criança percebe o mundo com todos os sentidos!













“Todo mundo gostaria de se mudar para um lugar mágico. Mas são poucos os que têm coragem de tentar.”
Rubem Alves

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Contação o Mito do Guaraná Professora Jani


"Tenho preguiça de ser sério 
Tenho candor por bobagens
Quando eu crescer eu vou ficar criança..."

"Entrou por uma porta e saiu pela outra ...



Segundo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI, 1998, p 24):

É na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. 

Nhemonguatá
em tupi – guarani significa 
“tirar histórias que vem de dentro”


Dando continuidade, ao trabalho com outras culturas, hoje nossos pequenos foram agraciados com a contação do Mito do Guaraná, a cada história percebemos a magia e o encantamento no ar! Os pequenos estão mais participativos, atentos e ansiosos pelas contações. Na sequência, puderam se refrescar, com uma saborosa bebida do fruto!


O mito do Guaraná
guaraná é um fruto da Amazonia usado para fazer um refrigerante de sabor doce e agradável. É uma bebida bastante popular na Amazônia. A origem deste fruto é explicada na seguinte lenda.

Um casal de índios pertencente a tribo Maués, vivia junto por muitos anos sem ter filhos mas desejava muito ser pais. Um dia eles pediram a Tupã para dar a eles uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo menino.
O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu ceifar aquela vida em flor.
Um dia, o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente.
A triste notícia se espalhou rapidamente. Neste momento, trovões ecoaram e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos.
Os índios obedeceram aos pedidos da mãe e plantaram os olhos do menino. Neste lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras, cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos humanos.










      quem quiser que conte outra..."