Atividade
Integrada
A riqueza da Cultura Indígena
MG I B
MG II A
MG II B
Professoras:
Neusa
Juliana
Karin
Ana Luiza
O lúdico
aplicado à prática pedagógica contribui para aprendizagem, possibilitando ao
educador uma aula mais dinâmica e prazerosa. Oferecer
ao aluno a oportunidade de reconhecer as matrizes culturais que fizeram parte
da história do seu país é fundamental, assim trabalhar
a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si
próprio, oferecendo aos pequenos condições para estar em contato com as
tradições e costumes de uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e
preservação.
As crianças no
dia a dia são envolvidas nessa temática de uma forma lúdica, as professoras oportunizam
vivências como a apresentação da história UXÉ e a partir dela, introduziram algumas situações relacionadas a
cultura indígena, como degustação de Mandioca, pintura corporal com Urucum, brincadeiras, contação de histórias, confecção de adornos e muito mais...é um trabalho
constante e muito gratificante!
Uxé
é uma menina que mora no Pantanal, brinca, pesca, faz peças de barro e aprende
se divertindo, exatamente como as crianças da sua idade. Um dia, sua avó fica
muito doente. Preocupada, a menina Uxé embarca numa aventura em busca de cura
para sua avó. Mas é Uxé quem acaba enfrentando um dos maiores perigos do
Pantanal: a onça pintada. O livro começou como uma tentativa de escrever uma
história bem brasileira, baseada no conto da Chapeuzinho Vermelho. Porém, se
tornou muito mais do que isso. Com a ajuda de pesquisadores, estudiosos do povo
guató, a autora criou um livro histórica e culturalmente realista, incluindo
até palavras da língua guató.
Urucu, ou
urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, arvoreta da
família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de
até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas
com muitos estames.
Argila
Essa
arte praticada pelos índios no Brasil, era totalmente manual. Como meio de
produção os índios usavam a argila como sua matéria prima principal, usavam
também substâncias, que misturadas a argila eram chamadas de temperos, onde
acabavam diminuindo a plasticidade da argila, esses temperos geralmente eram
areias (mineral), cascas de árvores (vegetal) e conchas que eram trituradas
(animal). Com as mãos os índios uniam em formas de roletes, com a ajuda de
alguns instrumentos rústicos, que auxiliavam na confecção em parte do processo
como alisamento dos roletes, usavam pincéis feitos de penas de pássaros para a
pintura externa dos artefatos construídos.
Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará , sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes. As vestimentas adornadas, principalmente com plumas, são geralmente utilizadas em ocasiões especiais, ritos e comemorações.
Colar de Macarrão
Alimentação /Mandioca
“Na tribo, o velho é o dono
da história, o adulto é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo.”
Orlando
Vilas Boas