sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Criança, um ser natural! MG II B Professora Valéria

Criança, um ser natural!

“Prezo insetos mais que aviões.
 Prezo a velocidade das tartarugas
mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso, meu quintal
é maior do que o mundo. ”
Manoel de Barros



Brincar na natureza estimula não só a criatividade, mas a sensibilidade e a consciência da preservação, “desemparedar” as salas de aula, facilita o aprendizado e desempenho dos pequenos, as crianças tornam-se capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. 


Então, vamos aproveitar toda essa riqueza favorecendo momentos de integração e interação dos pequenos com os elementos naturais.
As crianças do MG II B são envolvidas em vivências que despertam o interesse e o olhar para o natural, observar, sentir, tocar, transformar e criar!















E desde pequenas as crianças devem aprender a avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e curar, na interação com o ambiente. Brincando, ao ar livre desenvolve-se a autonomia de escolher os riscos que quer correr e aprender sobre eles e com certeza serão adultos mais preparados e capazes de lidar com as adversidades da vida.

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo. “


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Semana da criança - Troca de brinquedos

Ubuntu é uma filosofia africana, um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.

Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre as pessoas.

E com esse pensamento, valores menos materialistas e mais humanos onde pais e filhos brinquem juntos com alegria, diversão e afeto sem precisar da mediação de tantos presentes, buscamos vivências significativas, para as comemorações da semana da criança, desviando do foco do consumismo, mas homenageando esses pequenos e tão especiais seres humanos.

 Contamos com o apoio dos pais na  confecção  de um brinquedo com material não estruturado.

É importante que a família e os educadores desenvolvam um trabalho conjunto quanto à tomada de consciência e demonstrem isso em posturas visíveis no dia-a-dia, auxiliando as crianças na compreensão do sentido das ações, assim recebemos cavalinhos de pau, telefones sem fio (com latas), piões (com cds), bilboquês (com garrafas pet), ioiôs, barquinhos de papel . 
Carinhosamente as crianças do MG II coloriram a areia do tanque para colocação dos barquinhos e todos os brinquedos foram oferecidos coletivamente para crianças.











Conversamos sobre o a importância de dividir, emprestar, brincar com o outro, “brincar junto”, as crianças estavam ansiosas e orgulhosas das produções das famílias, ficamos encantados com a alegria delas ao verem os brinquedos, não houveram brigas ou discussões sobre ”esse é meu”, elas entenderam a dinâmica da troca e aproveitaram a tarde!


























 No final, todos ajudaram na organização do espaço e guardaram os brinquedos. Esse olhar sensível  é fundamental na formação de um adulto solidário, participativo que aceita e respeita todas as pessoas.





‘Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração.”




E esse foi, apenas, o primeiro dia ainda temos muita diversão pela frente...