quinta-feira, 14 de abril de 2016

Colagem com algodão/Atividade sensorial B II C/ MG I A Professoras Gisele(BII) Jani (MG I)

B II C/ MG I A
Professoras
Gisele(BII) Jani (MG I)

Atividade sensorial

Colagem com algodão

Desenvolvimento da percepção tátil
Identificar diferentes texturas.
Descobrir a fixação de um material em outro.

Distribuir bolinhas de algodão pelo espaço, as crianças deverão perceber que elas aderem ao adesivo fixado em diferentes elementos, árvores, brinquedos, bancos...


“Mas as crianças não pensam que isso seja uma experiência artística. Pensam que é uma brincadeira. Eu não sei se é brincadeira, se é trabalho, se é pesquisa, ou se é arte. Essa é a grande questão. “

                                                                                     Anna Marie Holm 






Sentir a textura macia, manipular o material, descobrir as sensações causadas, e num piscar de olhos, descobrem novas possibilidades, novos caminhos, o novo atrai, o novo instiga, o novo ensina!

“_ Tia, colou!”

“Eu, quero!”

“_Olha, Isadora!”









“Os pequenos nos convidam a experimentar.
Eles têm a arte dentro de si.
Eles criam arte.
Eles nos dizem algo.
Algo que perdemos.
Algo atraente e sedutor.
Algo que reconhecemos.
E que não podemos explicar.
Tudo é muito maior.
Para as crianças pequenas existe uma conexão direta entre vida e obra.
Essas são coisas inseparáveis.”

Anna Marie Holm


















É tempo de brincar ...é tempo de aprender! Brincadeiras com água MGI C Professora Cleide Elias

MGI C
Professora
Cleide Elias

É tempo de brincar ...é tempo de aprender!


De Gotinha Em Gotinha
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver


Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver


De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã


Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver


De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
É pra cuidar, purifcar. 

Além de divertidas, as atividades fora da sala  fazem bem para a saúde. O contato com o sol no horário adequado, ajuda na produção da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio, que forma ossos e dentes. A interação com a água refresca e diverte. Outro importante benefício é que atividades como essa, são experiências ricas tanto para o conhecimento de mundo, como para a formação pessoal e social.
“Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”


Manoel de Barros













Macarrão arco-íris (A experiência com a cor) MGIB Professora Cleide Elias

MGI C
Professora
Cleide Elias

Brincando com texturas

Macarrão arco-íris  
(A experiência com a cor)

  •            Observar a transformação das cores na mistura (macarrão)
  •       Desenvolvimento da percepção táctil


Os primeiros anos de vida da criança também são cheios de descobertas e criatividade, as atividades de arte  ajudam a desenvolver isso. E nesse clima as crianças querem colorir seu universo, então, a escola precisa  ser atrativa sobretudo divertida e usar elementos do dia a dia da criança.
 Macarrão arco-íris  
(A experiência com a cor)



O processo consiste em basicamente tingir o macarrão com corantes.

Você vai precisar de:

•01 pacote de massa da sua preferência.
•Saquinhos tipo zip lock; um para cada cor que você for usar;
•Corantes alimentícios líquidos;
•Água

Como fazer:

Coloque a massa para cozinhar conforme as instruções da embalagem ou ao seu gosto. Enquanto isto prepare os saquinhos com as cores que serão usadas. Adicione cerca de 20 gotas de corante e 2 colheres de sopa de água para cada saco. Agora é só esperar a massa ficar pronta!

A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores.”











segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sentindo, experimentando e criando! Atividade MG I C Professora Cleide Elias

Atividade
MG I C
Professora
Cleide Elias
Sentindo, experimentando e criando!

Exploração sensorial tátil
Terra, Areia, Tinta e Água

Oferecer situações onde as crianças utilizem seus sentidos como os primeiros elementos fundamentais para aquisição de conhecimento é tarefa do educador. Um ambiente estimulante multiplica suas experiências e enriquece sua capacidade perceptiva.


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou  sua construção.”

(Paulo Freire)









Falas das crianças:

“Me dá o vermelho, me dá o azul...” (João Pedro)
“Estou fazendo um dinossauro!’ (Elias)
“Eu fiz uma princesa!” (Laura)