“O segredo da arte, não está ligado
na sua habilidade de desenhar e sim na criatividade... “
Lexandre
Ananias
“Desenhando
cria em torno de si um espaço de jogo, silencioso e concentrado ou ruidoso
seguido de comentários e canções, mas sempre um espaço de criação. Lúdico. A
criança desenha para brincar [...].
[...]
Entendendo por desenho o traço no papel ou em qualquer superfície, mas também a
maneira como a criança concebe seu espaço de jogo com os materiais de que
dispõe. ”
(Ana Angélica Albano Moreira – O espaço do desenho: a educação
do
educador. Ed. Loyola, 1995. Cap. 1 “O desenho da criança”.)
10 Cadernos da Rede
A proposta dessa vivência foi
ampliar as possibilidades do desenho, utilizando riscantes variados, giz de
cera, canetinhas e carvão.
Os papéis foram dispostos em
diferentes perspectivas, sugerindo muitas possibilidades, foi grande o interesse
das crianças, principalmente pelo carvão.
Os rabiscos realizados pelos
pequenos são denominados garatujas, no
período de produção das mesmas, ocorre uma importante exploração de suportes e
instrumentos e essa atitude de experimentação tem valor indiscutível.
“...ver é crer e o desenho se desenvolve com base nas observações que a
criança realiza sobre sua própria ação gráfica"
Rosa Iavelberg, especialista em
desenho e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP),
no livro O Desenho Cultivado da Criança: Práticas e Formação de Educadores.
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ”
Lev Vygotsky