sexta-feira, 21 de abril de 2017

Liberdade e expressão - Percurso criativo no desenho – MG I A- B- C professoras Giovanna, Gisele e Juliana


“O segredo da arte, não está ligado na sua habilidade de desenhar e sim na criatividade... “
Lexandre Ananias

“Desenhando cria em torno de si um espaço de jogo, silencioso e concentrado ou ruidoso seguido de comentários e canções, mas sempre um espaço de criação. Lúdico. A criança desenha para brincar [...].

[...] Entendendo por desenho o traço no papel ou em qualquer superfície, mas também a maneira como a criança concebe seu espaço de jogo com os materiais de que dispõe. ”

(Ana Angélica Albano Moreira – O espaço do desenho: a educação
do educador. Ed. Loyola, 1995. Cap. 1 “O desenho da criança”.)
10 Cadernos da Rede



A proposta dessa vivência foi ampliar as possibilidades do desenho, utilizando riscantes variados, giz de cera, canetinhas e carvão.

Os papéis foram dispostos em diferentes perspectivas, sugerindo muitas possibilidades, foi grande o interesse das crianças, principalmente pelo carvão.
Os rabiscos realizados pelos pequenos são denominados garatujas, no período de produção das mesmas, ocorre uma importante exploração de suportes e instrumentos e essa atitude de experimentação tem valor indiscutível.



“...ver é crer e o desenho se desenvolve com base nas observações que a criança realiza sobre sua própria ação gráfica"

 Rosa Iavelberg, especialista em desenho e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), no livro O Desenho Cultivado da Criança: Práticas e Formação de Educadores. 



















“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ”

Lev Vygotsky

O lobo não é mau...Cantos, contos e encontros


“Nem tudo o que pode ser contado conta e nem tudo o que conta pode ser contado. ”
Albert Einstein

As histórias e seus personagens aumentam a autoestima das crianças e mostram que as dificuldades podem ser vencidas, as florestas atravessadas, os caminhos desbravados e os perigos mudados.
 Sentem que também podem e são capazes de vencer os seus medos e enfrentar os “vilões”, descobrem que as vezes o lobo não é mau e que a bruxa pode ser boa, as histórias alimentam o imaginário.

Essa última sexta-feira foi mágica, o encanto se fez presente, um dia que apesar de nublado, estava “iluminado”, com a alegria das crianças que foram presenteadas por duas vivências diferentes e muito divertidas, no período da manhã a professora Aglaê contou em um lindo teatro de sombras a história do livro Léle da cuca.   
Na floresta, todos tinham medo da Cobra Lelé. Com sua boca enorme, bastava encontrar um bichinho e... Nhoc! Um dia, Lelé da Cuca tem uma dor de barriga muito forte e desmaia com a “bocona” aberta. Ao acordar, vê os outros bichos brincando e descobre a alegria de ter amigos.)






E durante a tarde os pequenos receberam a visita dele, o grande e poderoso LoboMau, que nem era tão mau e na verdade era a professora Cleide Oliveira que conseguiu esclarecer esse  “mal-entendido” com nossa A.D Marinês que correu para defender as crianças,(rsrsrsrs) aqui no CEI José Gomes é assim, todos são envolvidos na brincadeira (séria) de ensinar e então aprendemos juntos!

A ideia da visita do lobo surgiu, após uma conversa da professora Cleide com sua turminha do MG II A  durante a semana foram lidas algumas histórias com a personagem e  foram feitas representações com as próprias crianças, então durante a conversa o questionamento sobre o Lobo vir ao Bosque (pronto eis que a professora têm a ideia rsrsrs).















 E a diversão não acabou por aí, os cantinhos foram preparados com carinho, cabanas, casinhas, desenho e não é que o Hernani, apesar de não querer muita intimidade com o lobo o representou com um lindo desenho!








Aqui a criança, brinca, se encanta aprende.CEI Vereador José Gomes lugar de criança feliz!