terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conhecendo os instrumentos e os sons que esses produzem. É importante que o repertório de musica e instrumentos seja amplo e diversificado

 

Professora: Ana Rosa

Crianças: MG I B 

 

 






segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Historia em Família Resgatar na família os momentos de diálogo: contar e ouvir histórias.



 

 

PROJETO HISTÓRIA EM FAMÍLIA



            OBJETIVOS

  • Estimular o hábito de leitura em crianças,  jovens e adultos;
  • Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento ainda que não saiba ler convencionalmente;

  • Resgatar na família os momentos de diálogo: contar e ouvir histórias.
  • Estreitar as relações Escola – Família, estimulando a participação dos pais no processo educacional de seus filhos;

  •  Compartilhar experiências leitoras;

  • Ampliar o repertório literário;
  • Envolver-se nas conversas em torno do momento da leitura, compartilhando impressões sobre a beleza e/ou o impacto das imagens, estabelecendo relações entre texto e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irão ler ainda que não saibam ler convencionalmente;

  • Ampliar seus conhecimentos acerca de gêneros, autores, ilustradores e coleções;

  • Valorizar a prática do empréstimo de livros.
           
           
Justificativa: A criança que desenvolve o prazer pela leitura na primeira infância, provavelmente, será um leitor assíduo, desenvolvendo as capacidades e o aprendizado que tal prática propicia.
                        Considerando as dificuldades familiares para acompanhamento da educação dos filhos essa é uma alternativa para resgatar momentos de encontro, discussão e partilha dos conhecimentos.
                        O trabalho com portadores de texto estimula e atribui sentido à escrita,  fornece modelos, desenvolve a comunicação, ampliando o vocabulário e atribui função social ao processo de alfabetização.

                     A criança aprende a respeitar e utilizar os materiais de forma coletiva e exercer sua cidadania. Além de ampliar seu repertório literário e conhecer vários gêneros, autores e ilustradores.

Desenvolvimento: O professor seleciona alguns livros durante a semana e na sexta-feira faz um sorteio entre as crianças. As sorteadas escolhem um dos  livros, leva-o para casa e uma pessoa da família, ou amigo(a), lê a história para  ela. Juntamente com o livro acompanha um caderno para registro opcional. O livro e o caderno vão no interior de uma sacola confeccionada com capricho.
          Os familiares contam com a opção de interpretar as figuras e criar uma nova história junto com  a  criança.
          Na segunda-feira a criança conta a história para os colegas em roda-de-conversa contando com o auxílio do professor caso seja necessário.
          As atividades posteriores com o grupo variam de acordo com a turma e o planejamento do professor.

            AVALIAÇÃO
           É importante avaliar e compartilhar os resultados alcançados, considerando o acompanhamento dos avanços das crianças com relação aos objetivos do projeto.
          O entusiasmo vem contagiando crianças e adultos. No dia do sorteio há muita euforia entre as crianças e é com alegria e cuidado que levam o livro para casa  retornando na segunda-feira para dar continuidade às atividades.           Não houve extravio ou danos nos livros.
Nos momentos de atividades diversificadas o “canto” dos livros passou a ser uma alternativa escolhida, onde as crianças utilizam para manuseio, apreciação ou até mesmo na representação da realidade, brincando de contar histórias para os amigos, imitando o professor ou os pais. Os familiares têm nos dado muitas devolutivas positivas e descrevem a experiência com relatos emocionantes nos cadernos, inclusive com registros fotográficos.