O Centro de Educação Infantil Vereador José Gomes de Moraes Netto é um Centro de Educação Infantil da rede direta da Prefeitura de São Paulo, vinculado a Diretoria Regional do Ipiranga, inaugurado no ano de 1987. Atende 103 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos em turno integral. Nosso eixo principal de trabalho é o "BRINCAR". A partir do brincar, os bebês e crianças aprendem a observar e cuidar da natureza, adquirem conceitos, valorizam a diversidade, vivenciam situações do cotidiano, aprendem
terça-feira, 15 de setembro de 2015
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Historia em Família Resgatar na família os momentos de diálogo: contar e ouvir histórias.
PROJETO HISTÓRIA EM FAMÍLIA
OBJETIVOS
- Estimular o hábito de leitura em crianças, jovens e adultos;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento ainda que não saiba ler convencionalmente;
- Resgatar na família os momentos de diálogo: contar e ouvir histórias.
- Estreitar as relações Escola – Família, estimulando a participação dos pais no processo educacional de seus filhos;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Ampliar o repertório literário;
- Envolver-se nas conversas em torno do momento da leitura, compartilhando impressões sobre a beleza e/ou o impacto das imagens, estabelecendo relações entre texto e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irão ler ainda que não saibam ler convencionalmente;
- Ampliar seus conhecimentos acerca de gêneros, autores, ilustradores e coleções;
- Valorizar a prática do empréstimo de livros.
Justificativa: A criança que desenvolve o prazer
pela leitura na primeira infância, provavelmente, será um leitor assíduo,
desenvolvendo as capacidades e o aprendizado que tal prática propicia.
Considerando as
dificuldades familiares para acompanhamento da educação dos filhos essa é uma
alternativa para resgatar momentos de encontro, discussão e partilha dos
conhecimentos.
O trabalho com
portadores de texto estimula e atribui sentido à escrita, fornece modelos, desenvolve a comunicação,
ampliando o vocabulário e atribui função social ao processo de alfabetização.
A criança aprende a
respeitar e utilizar os materiais de forma coletiva e exercer sua cidadania.
Além de ampliar seu repertório literário e conhecer vários gêneros, autores e
ilustradores.
Desenvolvimento: O professor seleciona alguns livros
durante a semana e na sexta-feira faz um sorteio entre as crianças. As sorteadas
escolhem um dos livros, leva-o para casa
e uma pessoa da família, ou amigo(a), lê a história para ela. Juntamente com o livro acompanha um
caderno para registro opcional. O livro e o caderno vão no interior de uma
sacola confeccionada com capricho.
Os familiares contam com a opção de
interpretar as figuras e criar uma nova história junto com a criança.
Na segunda-feira a criança conta a
história para os colegas em roda-de-conversa contando com o auxílio do
professor caso seja necessário.
As atividades posteriores com o grupo
variam de acordo com a turma e o planejamento do professor.
AVALIAÇÃO
É importante avaliar e compartilhar
os resultados alcançados, considerando o acompanhamento dos avanços das
crianças com relação aos objetivos do projeto.
O entusiasmo vem contagiando crianças
e adultos. No dia do sorteio há muita euforia entre as crianças e é com alegria
e cuidado que levam o livro para casa
retornando na segunda-feira para dar continuidade às atividades. Não houve extravio ou danos nos
livros.
Nos momentos de atividades
diversificadas o “canto” dos livros passou a ser uma alternativa escolhida,
onde as crianças utilizam para manuseio, apreciação ou até mesmo na
representação da realidade, brincando de contar histórias para os amigos,
imitando o professor ou os pais. Os familiares têm nos dado muitas devolutivas
positivas e descrevem a experiência com relatos emocionantes nos cadernos,
inclusive com registros fotográficos.
Assinar:
Postagens (Atom)