terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Percursos criativos no desenho- Interação corpo e desenho- Espelho -MG II A professora Jani


“ O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre as crianças e os objetos”
Jean Piaget


Brincando com as expressões faciais a 
criança familiarizar-se com a imagem do corpo, trabalha imitações, gestos e constrói sua identidade.


Durante a rotina são apresentados, suportes e riscadores inusitados, instigando a curiosidade e alimentando a imaginação.




Sempre enaltecendo o zelo e cuidado com os materiais bem como, o respeito aos combinados.
Essas experiências são fundamentais, ampliam a capacidade de criação, concentração, segurança além, do treino motor, essenciais para fases futuras, como na alfabetização.

Buscando formas lúdicas, garantimos um aprendizado significativo!

Segundo Lowenfeld, a criança inicia o processo de desenhar fazendo garatujas ou rabiscos de forma desordenada. Em seguida, os rabiscos vão se ordenando, a prática desse rabiscar encaminha a criança para fazer formas, as formas vão gerando as figuras humanas que são constituídas basicamente por cabeças redondas e membros que se originam dela. Essas figuras, ao longo das repetições, vão adquirindo mais detalhes e o desenho passa a evoluir na composição também.



“Educar é impregnar de sentido
o que fazemos a cada instante! ”

Paulo Freire