terça-feira, 18 de setembro de 2018

PROJETO HISTÓRIA EM FAMÍLIA Resgatar na família os momentos de diálogos (ler e ouvir histórias)


“Livro tem dessas coisas, faz mágica só com palavras"
Michelle Trevisani

A criança que desenvolve o prazer pela leitura na infância provavelmente, será um leitor assíduo, desenvolvendo as capacidades e o aprendizado que tal prática propicia. 




Considerando as dificuldades familiares para acompanhamento da rotina dos filhos essa é uma alternativa para resgatar momentos de encontro, discussão e partilha do conhecimento.








O trabalho com portadores de texto estimula e atribui sentido à escrita, fornece modelos, desenvolve a comunicação, ampliando o vocabulário e atribui função social ao processo de alfabetização.





A criança aprende a respeitar e utilizar os materiais de forma coletiva e exercer sua cidadania, além de ampliar seu repertório literário e conhecer vários gêneros, autores e ilustradores.






O professor seleciona alguns livros durante a semana e na sexta-feira as crianças escolhem um para levar para casa e uma pessoa da família, ou amigo (a), lê a história para ela. As famílias devem criar uma forma de representar a história junto com a  criança, seja um relato do momento, um desenho, uma fotografia... Na segunda-feira a criança conta a história para os colegas (em roda-de-conversa).

O entusiasmo vem contagiando crianças e adultos, no dia da escolha há uma euforia entre as crianças e é com alegria e cuidado que levam o livro para casa.


Não há extravio ou danos nos livros. Nos momentos de atividades diversificadas o “canto” dos livros passou a ser uma alternativa escolhida, onde as crianças utilizam para manuseio, apreciação ou até mesmo na representação da realidade, brincando de contar histórias para os amigos, imitando a professora ou os pais.


Os familiares têm nos dado  devolutivas positivas e descrevem a experiência com relatos emocionantes.

“A Leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a Sabedoria. “

Rafael Mendes de Oliveira