quinta-feira, 17 de março de 2016

Olhar, descobrir e transformar! Professora Cleide Elias MG I C

Professora
Cleide Elias
MG I C
Atividade
Olhar, descobrir e transformar.
Linguagem artística
(Plástica)

Parte I

  • Observar e explorar os elementos da natureza
  • Criar diferentes pinturas
  • Observar a mistura das cores

As vezes os recursos estão ali ao nosso lado, o processo artístico é de fundamental importância para a criança, desenvolver sua coordenação motora, inteligência intelectual e afetiva. Buscando materiais alternativos, a criança aprende a valorizar o meio ambiente, estimular a criatividade, olhar, descobrir e transformar. Cada um tem um jeito diferente de aprender, no nosso CEI valorizamos o aprender brincando, podemos nos inspirar nas  tribos indígenas onde,  o uso de elementos da natureza é unanimidade na hora das brincadeiras. Pedras, sementes, folhas, galhos viram objetos para diversão nas mãos dos pequenos índios. E assim, com essa gigantesca gama de possibilidades surgem nossos pequenos artistas!

Algumas falas dos pequenos:
João Pedro
" _ Olha as minhas mãos!"
Maria Eduarda
" _ Tira uma foto!" (das mãozinhas pintadas)
“Sou livre para o silêncio das formas e das cores.

Manoel de Barros












terça-feira, 15 de março de 2016


Conhecer e respeitar as necessidades das plantas, saber de onde vem os alimentos que consumimos, apreciar uma alimentação saudável, respeitar a natureza e o meio ambiente... É isso que queremos alcançar com nossos pequenos ao incentivar o cultivo da horta no CEI.

As turminhas dos Mini Grupos II A e B participaram da colheita de salsinha, que também foi plantada por eles. 


Saber como retirar a plantinha da terra sem prejudicar a continuidade do seu crescimento foi um dos momentos desta vivência.






E qual é o sabor? É gostoso? Vamos experimentar!!!


Com muito cuidado para retirar a salsinha da terra... 
Plantinhas são como crianças. Para crescer e se desenvolver de forma saudável é preciso muito carinho e respeito.


Agora é hora de experimentar...














O espelho e a construção progressiva do “EU” Professoras Jani (M G I A) e Gisele (B II C)


O espelho e a construção progressiva do
EU
Professoras
 Jani (MG I A) e Gisele (B II C)
Atividade

Me (re) conhecendo
  
Espalhar cartazes com diferentes rostos/expressões e espelhos pela sala de aula. Incentivar os pequenos a observar a própria imagem.

O espelho é um importante recurso para que as crianças conheçam e se conscientizem sobre sua imagem.

Objetivos:

  • Construção e reconhecimento da autoimagem e da identidade 
  • Desenvolver a organização espacial 
  • Promover a socialização 


A "fase do espelho", um complexo conceito do psicanalista francês Jacques Lacan , pode ser definida como um período psíquico que ocorre entre os seis e os dezoito meses de vida, quando a criança forma uma representação mental de sua unidade corpórea (até então ela acha que seu corpo é despedaçado) ao identificar-se com a imagem do outro (pais, colegas, professora e a sua própria no espelho). Em outras palavras, o modelo do outro serve de espelho para iniciar-se a construção do eu da criança.

Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica oferecer uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais, visando  ampliar e enriquecer as capacidades de cada criança, considerando-as como pessoas singulares e com características próprias. Individualizar a educação infantil, ao contrário do que se poderia supor, não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural.

Foi uma atividade bem interessante, as crianças de imediato ficaram curiosas quanto as imagens, alguns até imitaram as expressões, aos poucos, foram se atentando aos espelhos e começaram, a “se observar ” daí muitas “caretas” foram surgindo, o interesse de alguns se destacaram como da Alice (MG I A) e Paulo (B I C) que ficaram o tempo todo se olhando nos espelhos entusiasmados, as crianças conseguiram associar sua imagem as das fotografias, alguns olhavam de longe, outros a reação do amigo mas, todos se envolveram.Como  registrado  nas fotografias .


“Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”



 (B II C)








MG II A