"Escola é...
O lugar onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha, que estuda,
Que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor;
Na medida em que cada um,
Se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir,
Que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
Nunca, escola assim vai ser fácil!
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz."
Paulo Freire
CEI
"A contação de histórias é atividade própria de incentivo à
imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história
para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como
nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor.
Os fatos, as cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os
sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real. "
(RODRIGUES, 2005, p. 4)
Para promover a interação entre diferentes grupos, é
importante que os professores se organizem no momento de
planejar , com o objetivo de pensar os tempos e espaços que
propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este
encontro promova a troca de saberes entre as crianças e os demais adultos. Logo, a interação dos grupos deva partir de
uma aproximação que possibilite as crianças a se conhecerem, descobrindo interesses
em comum que, por sua vez, permitam a criação de vínculo nas brincadeiras e
atividades propostas .
Objetivos:
- Desenvolver a imaginação por meio das histórias;
- Enriquecer os momentos de brincadeira com a diversificação de papéis a serem desempenhados;
- Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação, por meio da roda de conversas;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros;
As crianças apreciam as histórias de Bruxas, tanto quanto as de Princesas ou Heróis, recontam, reproduzem durantes as brincadeiras simbólicas, adoram manusear os livros!