“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. “
Lev Vygotsky
As experiências com
estimulações sensoriais são essenciais no desenvolvimento dos bebês, estimulam
e desenvolvem os sentidos, além do sistema nervoso melhorando a concentração,
a memória e aguçando a curiosidade.
Vivências e ambientes estimulantes são fundamentais, logo as professoras buscam
despertar o interesse dos pequenos das formas mais variadas possíveis.Vejamos
algumas:
“Tinta” congelada ( professoras
Luci, Claudia e Regina)
Sentir, tocar e experimentar...que
gelado! Vamos desenhar com um pincel congelado (água + corante
alimentício).
E não é que as pinturas ficaram bonitas e coloridas, então vamos enfeitar a sala, uma boa maneira para os pequenos poderem apreciar as produções.
E as explorações não terminam por ai...
Piscina de sagu (professoras Adriana e Sabrina)
“As experiências
e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de
“organizar" as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o
uso eficiente do corpo no ambiente”
(AYRES, 1972)
Percursos no desenho (canetinha)
“Se dermos às
crianças a mesma liberdade no processo artístico que lhes damos em suas brincadeiras,
as crianças chegarão a excelência no aprimoramento do processo criativo. ”
Anna Marie Holm
“Professores ideais são aqueles que se
transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter
facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes
a partir de suas próprias atitudes. ”
Nikos Kazantzakis