domingo, 23 de abril de 2017

No mundo das sensações B II A/B e C


“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. “
Lev Vygotsky
As experiências com estimulações sensoriais são essenciais no desenvolvimento dos bebês, estimulam e desenvolvem os sentidos, além do sistema nervoso melhorando a concentração, a memória e aguçando a curiosidade.
Vivências e ambientes estimulantes são fundamentais, logo as professoras buscam despertar o interesse dos pequenos das formas mais variadas possíveis.Vejamos algumas:
“Tinta” congelada ( professoras Luci, Claudia e Regina)
Sentir, tocar e experimentar...que gelado! Vamos desenhar com um pincel congelado (água + corante alimentício).











 E não é que as pinturas ficaram bonitas e coloridas, então vamos enfeitar a sala, uma boa maneira para os pequenos poderem apreciar as produções.












E as explorações não terminam por ai...
Piscina de sagu (professoras Adriana e Sabrina)
“As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de “organizar" as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente”
 (AYRES, 1972)








Percursos no desenho (canetinha)
“Se dermos às crianças a mesma liberdade no processo artístico que lhes damos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência no aprimoramento do processo criativo. ”
Anna Marie Holm
















“Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes a partir de suas próprias atitudes. ”
Nikos Kazantzakis